5 Dicas do Que Fazer Pela Sua Empresa na Quarentena

2 de abril de 2020

Com o avanço dos casos de Covid-19, foi preciso estabelecer uma quarentena, o que pegou muitas empresas de surpresa. Nesse cenário de instabilidade, muitos empreendedores ficaram preocupados com os rumos do negócio, afinal, todos os setores foram afetados com as consequências da pandemia.

No entanto, esse período deve ser encarado com muita racionalidade e como o momento de colocar a sua empresa nos eixos, pensando em estratégias para implementar no presente e no futuro.

Para te ajudar a organizar uma quarentena produtiva na sua empresa, a Play Park preparou 5 dicas do que fazer nesse período. Veja abaixo!

ESTABELEÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico de uma empresa é uma das partes mais importantes do negócio. Se você ainda não possui um, é hora de começar a fazê-lo, afinal, como bom gestor, você precisa ter em mente os objetivos do seu negócio e quais os processos e ações necessários para concretizá-los.

Se você já possui um bom planejamento estratégico, é hora de reestruturá-lo com base no cenário atual. Defina metas, planos de ação e prazos para tudo o que você pensa. Tenha clareza dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Uma boa forma de fazer isso é criar cronogramas. Coloque no papel o que fará em cada dia da semana, em cada período do dia, se necessário, e peça a sua equipe que faça a mesma coisa. Quando todos estão cientes de suas próprias tarefas, e das tarefas de seus colegas de trabalho, o rendimento flui melhor.

Equipe definindo planejamento estratégico da empresa

REPENSE SEUS PROCESSOS

Como está a dinâmica da sua equipe? Os processos e etapas de cada trabalho estão alinhados? Que tal aproveitar a quarentena para organizar todas essas questões e ainda dar um incentivo aos seus colaboradores?

Essa é uma boa hora para pensar em um treinamento online ou em cursos que aperfeiçoem a sua equipe e auxiliem na produtividade quando a rotina voltar a normalidade.

ORGANIZE AS FINANÇAS

Você tem total controle do dinheiro da sua empresa? Sabe quais são os custos? Tem uma reserva de emergência? Se a resposta para uma dessas perguntas foi não, então você precisa reorganizar quanto antes as finanças do seu negócio.

Aproveite a quarentena para pensar em novas fontes de entrada que você pode ter nesse momento. Muitas instituições e especialistas estão disponibilizando cursos e outros materiais online que podem te ajudar a pensar em soluções para as finanças do seu negócio. O importante é estar disposto a se adaptar e procurar formas alternativas de exercer as atividades.
Mulher fazendo contas

Veja também: Atendimento Personalizado: Dicas para Aplicar no Seu Negócio

APROXIME-SE DO SEU PÚBLICO

Durante a quarentena, não deixe de interagir com o seu público. Produza conteúdos relevantes e úteis. Nesse período, as pessoas estão consumindo muito conteúdo. Por isso, é hora de se destacar e manter uma relação com a audiência.

Qual é a dificuldade do seu público? O que ele quer saber? Utilize a quarentena para fortalecer a relação com seus clientes. Acredite, eles irão lembrar de você no futuro.

APOSTE NO DIGITAL

Sua empresa já tem presença digital? Na quarentena, a internet é o principal meio de contato das pessoas com o mundo exterior. Por isso, invista em serviços digitais. Você pode criar uma consultoria, cursos e diversos produtos para auxiliar outras pessoas com o seu conhecimento.

Outra dica é alimentar as plataformas digitais da sua empresa e avaliar como está sendo a presença dela. Aquela mídia social é interessante para o seu público ou é melhor pensar em estratégias para outras plataformas? Avalie, organize e se mantenha ativo sempre!

Viu só? Existem muitas formas de manter a sua empresa produtiva mesmo durante a quarentena. Se você gostou das dicas, compartilhe este post com os seus amigos e fique atento às novidades das Play Park!

Imagens: Freepik