Atendimento Personalizado: Dicas para Aplicar no Seu Negócio

5 de março de 2020

Adotar o atendimento personalizado nas empresas, hoje em dia, não é apenas uma tendência e sim uma necessidade. Muitas mudanças ocorreram nos últimos anos, relacionadas ao comportamento do consumidor, grande parte disso se deve à expansão das ferramentas tecnológicas.

Por isso, é essencial entender a importância do atendimento para a fidelização de clientes e para a promoção da marca. Neste post, nós reunimos dicas essenciais para te ajudar a personalizar o seu atendimento e ter ainda mais sucesso com o seu público. Vamos conferir?


A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Um dos principais desafios das empresas é como fidelizar clientes. Com a adoção do atendimento personalizado essa tarefa se torna muito mais simples, pois você melhora a relação com o seu cliente, o que faz com que ele se torne um potencial promotor da marca recomendando o seu serviço para outras pessoas.

De maneira simples, o atendimento personalizado pode ser definido como a individualização das necessidades do cliente, ao invés de atender todos da mesma forma, a empresa tenta alinhar os serviços às demandas de cada consumidor. Com uma equipe treinada e alinhada a essa filosofia é possível estabelecer uma relação única com o público, o que impacta diretamente nos resultados e na receita da empresa.

BENEFÍCIOS

Além de ser uma das estratégicas de como fidelizar o cliente, o atendimento personalizado ainda conta com outros benefícios para a sua empresa, como:

Chama a atenção dos seus consumidores

Gera feedbacks positivos da empresa

Torna o cliente um promotor da marca

Ajuda a construir uma empresa alinhada com as expectativas dos clientes


DICAS PRÁTICAS PARA ADOTAR O ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Cliente satisfeito conversando com vendedora

Veja também: Qual o Diferencial da Sua Empresa?

TENHA UMA RELAÇÃO COM O SEU PÚBLICO

No topo da sua estratégia de como fidelizar cliente deve estar uma comunicação clara e personalizada. O primeiro passo para construir uma relação é responder o seu público imediatamente, mesmo que você ainda não tenha uma solução é importante deixar claro que algo está sendo feito.

Nunca mande a mesma mensagem para diferentes pessoas. Respostas automáticas passam um tom frio que não combina com o atendimento personalizado, use uma linguagem empática e natural e evite automatizar a comunicação.

APOSTE NO ATENDIMENTO HUMANIZADO

O atendimento humanizado é muito importante para construir uma relação de confiança, por isso é o principal pilar do atendimento personalizado. Mostre que você se importa com quem está atendendo, chame a pessoa pelo nome, faça perguntas para compreender a situação e as demandas de cada cliente.

O atendimento humanizado é um aliado poderoso para o sucesso com seu público, por isso, treine todos os seus colaboradores para que ele seja adotado no dia a dia.

SINCERIDADE SEMPRE

Nunca prometa aquilo que você não irá conseguir cumprir, pois, o cliente percebe quando a empresa é sincera ou não. Por isso, o discurso de toda a organização deve estar alinhado de modo a adotar uma personalização genuína.

O PÓS-VENDA TAMBÉM É IMPORTANTE

Muitas empresas esquecem de como esse processo é importante na estratégia de como fidelizar o cliente. Essa etapa é mais uma oportunidade de ouvir o seu público e ver se ele está satisfeito ou se tem alguma dúvida. Aproveite o pós-venda para mostrar que ele é único e conquiste de vez a confiança do seu consumidor.

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Imagens: Pexels (Fauxels;Clay Banks)