Terceirizar o Marketing da Sua Empresa ou Cuidar Internamente: Qual a Melhor Opção?
25 de junho de 2020
No entanto, uma dúvida que muitas pessoas têm diz respeito ao investimento que pode ser tanto interno quanto terceirizado. Já adiantamos que não existe certo ou errado, tudo depende dos objetivos da sua empresa. Por isso, listamos abaixo alguns pontos importantes que vão te auxiliar na hora de tomar essa decisão. Continue lendo!
CONHECIMENTO DO SEU SETOR
Um dos pontos decisivos que faz com que muitos gestores optem por ter uma equipe interna é o profissional estar em contato direto com o segmento de atuação da empresa. Além dos conhecimentos específicos sobre marketing digital, é preciso ter informações técnicas sobre os produtos e serviços.
A empresa terceirizada responsável pelo marketing também pode fazer cursos de aperfeiçoamento para conhecer mais a fundo o seu mercado. Existem, ainda, a opção de alinhar as duas estratégias, contratando uma pessoa para orientar a equipe de marketing externa.
QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A INVESTIR EM MARKETING?
Essa é uma pergunta muito importante que você deve fazer antes de optar por contratar internamente ou terceirizar. Se tiver profissionais dentro da sua empresa, você precisará investir em equipamentos, ferramentas e terá custos trabalhistas.
O marketing possui várias competências: redação, mídias sociais, SEO, inbound, entre outros. Portanto, contratar uma ou duas pessoas pode não ser suficiente para montar uma estratégia eficaz. Na terceirização, você consegue ter uma equipe completa com diversas competências e o custo pode ser menor que contratar especialistas internos.
A EQUIPE ESTÁ LONGE DA SUA EMPRESA
Outra preocupação muito comum é a distância da equipe. Isso porque, com profissionais dentro da empresa fica mais fácil acompanhar o andamento do trabalho e ter controle sobre o que acontece.
Com a equipe longe, muitas vezes, a comunicação pode não fluir, o que dificulta a realização do trabalho. No entanto, existem vários tipos de empresas terceirizadas com as mais diferentes filosofias e localizações. Você pode encontrar uma que mais combina com o seu negócio.
REFERÊNCIAS EXTERNAS
Uma das maiores vantagens de possuir uma equipe terceirizada é que ela trabalha com outras empresas e segmentos, o que acaba por aumentar o insight sobre as estratégias que podem ou não funcionar no seu negócio.
Claro que você também pode investir na capacitação da sua equipe interna e proporcionar diferentes treinamentos para que ela possa trazer mais valor às estratégias de marketing.
Portanto, não existe uma fórmula que vai funcionar em todos os casos. Analisando os prós e contras e tendo em vista as necessidades da sua empresa, é possível bater o martelo sobre terceirizar ou cuidar internamente do marketing. Lembre-se ainda que você pode alinhar as duas estratégias. Por isso, é importante colocar na balança e ver qual é a melhor decisão para o seu negócio.
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Imagens: Freepik