Podcast: Saiba Tudo Sobre os Programas de Áudio Online

6 de agosto de 2020

Os podcasts ganharam o seu espaço no coração dos brasileiros e hoje são bastante populares no país. Muito parecidos com um programa de rádio, mas com algumas vantagens, eles são uma forma de se atualizar sobre diversos temas no dia a dia. Acompanhe o post abaixo e descubra mais essa forma de comunicação!

O QUE É PODCAST?

O podcast é parecido com um programa de rádio, a diferença é que ao invés de ser ao vivo, ele é feito sob demanda e você pode escutar no momento em que quiser.

Por meio do podcast é possível levar informação, entretenimento e educar o público sobre determinado assunto. Você encontra materiais sobre os mais diversificados temas e com fácil acesso na internet.

 Homem ouvindo podcast enquanto lê livro

COMO SURGIRAM OS PODCASTS

Gravar e hospedar áudios em sites não é algo propriamente novo e existe desde 2001. Porém, para que os episódios pudessem ser ouvidos era necessário que o internauta entrasse no site e fizesse o download, pois eles não estavam disponíveis para reprodução online.

Mais tarde, os aparelhos MP3 se tornaram populares, o que ampliou o acesso á forma de comunicação por áudio. Em 2004, ocorreu a grande mudança. O programador Adam Curry desenvolveu uma forma de transferir o podcast para o iPod. Ele liberou essa ferramenta para que outros programadores também pudessem fazer o download em dispositivos móveis. Dessa forma, surgiu o conhecido podcast.

POR QUE PRODUZIR UM PODCAST

Fazer um podcast pode agregar muito na estratégia de comunicação da sua empresa. Entre as vantagens desse gênero estão:
• Educar o público sobre um assunto específico.
• Desenvolver conhecimentos e fomentar debates sobre um tema.
• Ter um relacionamento mais próximo do público com a utilização de linguagem simples, com gírias e palavras do dia a dia.
• Divulgar produtos e serviços, o que é benéfico para a estratégia de marketing.

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UM PODCAST

Gratuito, fácil de consumir e uma ótima maneira de fidelizar clientes por meio do marketing de conteúdo. Montar uma estratégia de comunicação e incluir o podcast é uma boa dica para divulgar a sua empresa e agregar valor aos clientes.

Para produzir um podcast, você precisará de dedicação, uma pitada de conhecimento técnico e tempo. Além disso, alguns passos devem ser seguidos para produzir um podcast de sucesso, como:

PLANEJAMENTO

Cada episódio precisa ter o tema que será discutido e o público para o qual ele se destina. Quanto mais informações você possuir sobre o público que quer atingir, mais segmentado será o seu podcast e consequentemente maiores as chances de sucesso.

Estabeleça também qual será o tempo entre um episódio e outro, para que as pessoas possam acompanhar.

FERRAMENTAS

Escolha onde você fará a hospedagem do seu podcast e quais ferramentas irá utilizar para gravação e edição dos episódios. Se você conhecer os hábitos do seu público saberá se ele prefere acessar o material diretamente no seu site ou se prefere que ele esteja em apps de música como Spotify e iTunes.

PRODUÇÃO

Finalmente, é hora de produzir o seu conteúdo. O primeiro passo é fazer um roteiro para que nenhum detalhe seja esquecido durante a gravação, separe um tempo para escrever, pois ele será o guia para o apresentador e convidados.

Invista em recursos sonoros, eles são o grande trunfo na produção de áudios, dessa forma, você trabalha com a imaginação do ouvinte e deixa o conteúdo mais ilustrativo.

Para a gravação você precisará de microfone, fones de ouvido e um software de gravação, existem alguns gratuitos para fazer esse trabalho, como o MP3 Skype Recorder e Audacity. Se você não possuir um estúdio, faça as gravações em uma sala silenciosa e bem isolada.

EDIÇÃO

Nessa etapa, você pode utilizar diversos recursos sonoros para deixar o conteúdo ainda mais atrativo. Caso não possua familiaridade com essa etapa, você pode usar o Audacity para fazer as edições.

Após isso, basta publicar nas plataformas que você escolheu para distribuição e fazer a divulgação nas mídias sociais para aumentar o alcance do seu material.

PODCASTS PARA SE INSPIRAR

Abaixo listamos alguns podcasts para você acompanhar. Confira!

1. TED Talks Negócios

No podcast, empresários e pesquisadores compartilham suas experiências e percepções de mercado. Os áudios têm duração de 5 até 26 minutos. Você pode baixá-los e ouvir onde quiser.

2. Nerdcast Empreendedor

O apresentador é o empresário Flávio Augusto, proprietário do Orlando City Soccer Club e fundador da Wise Up. O programa traz muito da experiência pessoal de Flávio e os seus princípios de empreendedorismo no gerenciamento das empresas.

3. Like a Boss

Esse podcast é em formato seriado, em que grandes nomes do mercado contam suas estratégias e ideias para os negócios. É um ótimo jeito de conhecer mais sobre grandes líderes que fundaram empresas inovadoras e como eles trabalham.

4. Play na Play

O podcast da Play Park também é uma ótima forma de adquirir mais conhecimento sobre o mercado e sobre diversos outros temas. Para quem trabalha com festas e organização de eventos, os episódios são indispensáveis e ajudam a entender sobre esse nicho de mercado e suas particularidades.

Entre os temas abordados estão: liderança, inteligência emocional e muito outros. Acompanhe o podcast da Play aqui.

5. A mente empreendedora

O podcast tem foco em empreendedorismo de alta performance e ensina técnicas para desenvolver habilidades essenciais ao mercado. O conteúdo é bastante diversificado e vai desde a dificuldade para tomar decisões até técnicas de meditação.

6. Sacadas de Empreendedor

Erico Rocha, especialista em Marketing Digital para pequenas empresas é o apresentador desse podcast. As dicas são incríveis para quem ama os negócios e quer desenvolver uma mente empreendedora. Os episódios abordam temas como processo de venda mais efetivo, como lidar com situações difíceis, entre outros.

Gostou das dicas? Então compartilhe elas com os seus amigos e acompanhe a Play Park nas redes sociais. :)

Imagem:Freepik