Naming: 4 Dicas Para Criar Um Nome de Sucesso

2 de julho de 2020

Dar nomes às coisas é uma prática muito antiga e de fundamental importância para a humanidade. Os nomes possuem a função de identificar e individualizar, e no mundo corporativo não é diferente!

Um bom nome fará com que a sua empresa ou marca se destaque entre as inúmeras concorrentes que existem no setor. A criação de um bom naming envolve alinhamento entre o nome, tom de voz, slogan e o propósito da marca. Sabemos que fazer isso, muitas vezes, é difícil. Por isso, listamos algumas dicas que vão te ajudar a criar um naming imbatível. Veja abaixo!

NAMING: QUAL É SUA IMPORTÂNCIA?

Naming significa “nomear”, na prática, funciona como uma série de estratégias que ajudam a criar nomes para serviços, produtos, empresas ou projetos no intuito de diferenciá-las. A primeira informação que você deve ter em mente na hora de elaborar o naming é o público-alvo para o qual ele se destina.

Além disso, é possível utilizar outras estratégias que agregam valor positivo a marca, como: análise do mercado e de outros fatores internos e externos que são relevantes para a empresa e seus consumidores.

COMO CRIAR UM BOM NAMING

Existem alguns passos que irão te ajudar a criar um bom naming, entre eles estão:

 Equipe discutindo ideias para naming
1. NAMING CURTO E FÁCIL DE MEMORIZAR

Termos difíceis e muito rebuscados não são uma boa ideia na hora de escolher o seu naming. O ideal é que as pessoas tenham facilidade para absorvê-lo e que ele seja fácil de digitar nos mecanismos de busca. Preocupe-se também com o som das palavras e verifique se não há cacofonias. Os termos devem ser curtos e simples de associar aos valores da sua marca.

2. FUJA DO CLICHÊ

Tente inovar na criação do seu naming. Ele deve ser fácil de memorizar, mas isso não significa que não possa fugir do tradicional e daqueles modismos que todo mundo já conhece. Quanto mais diferente, mais fácil será para se destacar da concorrência.

Pesquise no seu nicho quais são os nomes que estão em alta e tente tirar inspirações para aplicar no seu negócio.

3. DÊ SIGNIFICADO AO SEU NAMING

Personalidade. Essa palavra é essencial para gerar uma conexão genuína com o consumidor. Ao escolher o seu naming pense em características que transmitam uma mensagem empática e que tenham a ver com a essência do seu negócio.

Caderno ao lado de várias lâmpadas
4. CUIDADO COM ESTRANGEIRISMOS

Buscar referências em outros idiomas ajuda a aumentar a variedade de palavras e isso pode fazer com que surjam opções incríveis. Mas tome cuidado com a sonoridade e escrita das palavras. Tudo deve conversar com o propósito da sua marca.

Pense em algo único e evite escolher nomes parecidos com outros já existentes no mercado, pois isso confunde o consumidor.

A escolha de um bom nome é essencial para o sucesso das estratégias de marketing e para o destaque da empresa/serviço/produto no mercado. Por isso, pense estrategicamente nessa etapa e abuse da criatividade. Com certeza, opções marcantes vão surgir. Agora é com você!

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Imagens: Freepik