Monitoria para Festa Infantil: Saiba a Importância deste Profissional

26 de março de 2020

Durante a organização de um evento é indispensável a presença de um profissional que tenha o cuidado de fazer com que as crianças aproveitem ao máximo os brinquedos e todas as atrações da festa com muita segurança. Este papel é desempenhado pelo monitor.

Mas, você sabe a importância do profissional de monitoria e o trabalho desenvolvido por ele durante os eventos infantis? Neste post, explicamos estas e outras atribuições. Veja abaixo!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA?

A NBR 15859 da Associação Brasileira de Normas Técnicas prevê a presença obrigatória do monitor tanto em festas quanto em parquinhos que tenham bastante circulação do público infantil.

A função da monitoria é garantir que as crianças se divirtam de forma correta, além de preocupar-se com a conservação dos brinquedos. Ele é responsável por organizar as filas e fazer com que todos os pequenos aproveitem a festa.

Vale lembrar que os brinquedos utilizados nos eventos possuem uma limitação de peso e idade, essa capacidade não deve ser ultrapassada para não comprometer a durabilidade do brinquedo e a segurança das crianças, por isso, a presença de um profissional que ofereça orientação é fundamental para assegurar a tranquilidade dos pais e da festa na totalidade.

DICAS PARA UMA BOA MONITORIA NA FESTA INFANTIL
Crianças brincando em escorregador

Veja também: Cor: Influencia ou Não na Hora da Criança Escolher o Brinquedo?

Além disso, existem outras tarefas desenvolvidas pela monitoria na festa infantil, como, por exemplo:

• Ficar atento às filas nos brinquedos e organizá-las de acordo com a capacidade e a idade indicada em cada brinquedo.

• Monitorar o tempo de uso de cada brinquedo, fazendo com que todas as crianças possam brincar de forma igual.

• Auxiliar na montagem e desmontagem dos brinquedos.

• Orientar sobre a utilização correta dos brinquedos facilitando a conservação.

DIFERENÇA ENTRE MONITORIA E RECREAÇÃO

Muitas pessoas, em alguns momentos, acabam confundindo as duas atribuições. No entanto, é importante lembrar que monitoria e recreação são atividades diferentes. Apesar de ambas terem importância crucial para o bom andamento do evento, algumas coisas entre elas se diferem.

Enquanto recreador é responsável pela animação e por criar e coordenar brincadeiras de acordo com cada faixa etária, o monitor preocupa-se com a organização e segurança das crianças.

Nesse sentido, o perfil exigido para cada um dos profissionais é diferente. Para ser um bom monitor, além de ter paciência, ser atento aos detalhes, ter dinâmica e ser simpático, é necessário ter capacitação e treinamento específico para trabalhar de forma satisfatória com as crianças.

Dessa forma, a monitoria será aliada aos demais aspectos do evento e toda a organização será inesquecível tanto para as crianças quanto para os pais.

O que você achou do post? Você já conhecia a importância da monitoria? Compartilhe com os seus amigos e fique atento às novidades das Play Park! :)

Imagem: Freepik