Marketing de Influência: Vale a pena utilizar?

14 de janeiro de 2021

A propaganda tradicional anda cada dia mais escassa. Hoje em dia é preciso jogo de cintura por parte das marcas para chamar atenção do consumidor. Com a ascensão das redes sociais, multiplicam-se os desafios em atrair um público fiel e engajado.

Nesse cenário, surge uma tendência que chegou para ficar e que é uma boa aliada para conquistar clientes e fazer com eles efetivamente comprem um produto ou ideia. O marketing de influência é a estratégia da vez que tem muito a oferecer. Vamos ver como ele pode ser usado pela sua empresa? Acompanhe o post!

Por que Marketing de Influência?

O marketing de influência é uma estratégia que se utiliza de pessoas que possuem influência em um determinado público e que consegue engajar de forma positiva esse grupo de pessoas.

Trabalhar em conjunto com essas pessoas significa comunicar um produto ou ideia e fazer uma ponte para os seguidores dos produtores de conteúdo.

Esses produtores são conhecidos como influencers digitais e fazem parte dos mais diversos nichos, desde moda à economia, você vai encontrar pessoas que possuem autoridade e influenciam um número de indivíduos. Essa identificação faz com que o conteúdo postado tenha influência nas diferentes etapas da jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão).

A confiança é maior em pessoas do que em marcas

Experiências reais encantam muito mais do que propagandas comerciais. As pessoas tendem a acreditar em quem elas conhecem e se identificam. Esse comportamento aumenta a confiança na sua marca, outro ponto relevante é que os influenciadores também possuem a confiança de quem os segue. Por isso, uma indicação tem peso bem grande.

Popularidade não é engajamento

Preste muita atenção em quem você vai escolher para fazer parceria com a sua marca, pois engajamento não é ter muitos seguidores no perfil, engajamento é quando o público interage com o influenciar por meio de comentários, likes, enquetes e outros. E, principalmente, quando esse público é definido e se identifica com o discurso do produtor de conteúdo.

Dicas para utilizar marketing de influência

Qual é o seu objetivo?

Você precisa ter em mente qual é o seu objetivo ao adotar o marketing de influência, para a partir disso definir a ação mais assertiva com o influenciar. Você quer fortalecer a sua marca? Gerar leads ou divulgar um produto?

Planeje cada uma das etapas com cuidado para que o resultado seja satisfatório, reúna a sua equipe e pense qual será o orçamento investido e qual forma de parceria que será estabelecida com os influenciadores.

Qual é o seu público e quem conversa com ele?

Entender quem é a sua persona é fundamental, quais são os hábitos, os canais que ela acessa, os produtores de conteúdo que segue e outras informações semelhantes. Tenha traçado aspectos comportamentais do seu público para escolher a melhor estratégia.

Escolha muito bem os influenciadores que você irá trabalhar. Eles estão na boca do seu público? Os posicionamentos que eles adotam são interessantes para a sua marca? O canal que ele se comunica é o mesmo que seu público está? Tudo isso irá te auxiliar na hora de formular uma boa estratégia utilizando marketing de influência.

Por fim, converse com a pessoa escolhida e estabeleça ações em conjunto, alinhando as expectativas dos dois lados.

Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.