Jornada de compra do cliente: como usá-la a seu favor?
29 de abril de 2021
Por isso, a definição da persona é tão fundamental no sucesso do conteúdo. Se você ainda não sabe o que é ou como construir a sua persona, clique aqui e veja um post que preparamos sobre o assunto.
Veja abaixo como entender em que etapa da jornada de compra o seu cliente está e que tipos de materiais utilizar em cada fase!
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E JORNADA DE COMPRA
Além de levar em conta a persona, você também precisa saber exatamente em qual etapa do funil de vendas ela está. O funil é dividido em topo, meio e fundo.
No topo está a etapa de aprendizado e descoberta. Nesse momento o principal objetivo é atrair a atenção do visitante e fazer com que ele se interesse pelo seu conteúdo, nessa etapa possivelmente ele não entende exatamente o problema que possui e, porque precisa de uma solução. Invista em materiais educativos e bem didáticos, como blogposts, infográficos, etc.
No meio do funil, o visitante já sabe qual é o problema e começa a identificar possíveis soluções. Nesse momento, você pode apostar em conteúdos um pouco mais densos e detalhados. Webinars, landings pages, e-books e outros materiais exclusivos são uma boa pedida.
Tenha em mente que você já está preparando o terreno para que o visitante se torne um lead. Em troca desses materiais, você pode obter algumas informações importantes do seu usuário como e-mail, telefone, informações da empresa e criar um canal de comunicação e relacionamento para guiá-lo até a última etapa do funil.
No fundo do funil, o visitante está procurando soluções para o problema, essa é a hora de mostrar o que você tem para oferecer. Alguns conteúdos que podem ser trabalhados são: depoimentos de clientes, informações mais aprofundadas sobre um produto ou serviço e pesquisas de mercado.
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PRECISA DE PLANEJAMENTO
Eis uma das palavrinhas que causam arrepios em muita gente: o tal do planejamento. Por mais aberta, criativa e interativa que a internet seja, ela exige dos seus usuários uma bela dose de pesquisa e planejamento. Existem regras para que o seu conteúdo tenha um bom desempenho nos mecanismos de busca.
Tudo pode e deve ser metrificado e analisado para definir uma boa estratégia de comunicação ou para ajustá-la no meio do caminho. Pareceu complicado? Mas, acredite, não é! O planejamento vai evitar muita dor de cabeça lá na frente e também vai ajudar você a conhecer melhor o seu público.
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