O guia para fazer um bom site para a sua empresa

17 de março de 2022

Ter um site bem estruturado e com boa navegabilidade pode se tornar um diferencial para sua empresa. Não importa qual é o tamanho do seu negócio, para ser encontrado, receber mais interações e clientes, possuir um site é essencial. Além disso, essa ferramenta também ajuda a gerar mais leads, criar uma estratégia de marketing mais robusta, aumentar as vendas e se destacar da concorrência.

Continue a leitura para saber o que um bom site deve conter!

TIPOS DE SITE

Como em outras estratégias de comunicação, antes de criar um site é importante fazer uma pesquisa com seus clientes, entender qual é o perfil dessas pessoas, definir o público-alvo e persona e só então começar a estruturação do conteúdo.

Existe diferentes tipos de site, de acordo com o serviço oferecido e divulgação que você quer fazer, entre eles estão:

• Institucionais: contém informações gerais sobre a empresa e conteúdos relevantes ao leitor. Com ele, é possível passar uma visão geral de como a empresa atua.
• E-commerce: comprar pela internet é cada vez mais relevante, por isso, as lojas virtuais precisam suprir com facilidade todo o processo de compra do cliente, desde a escolha até o pagamento.

CHECKLIST DE UM BOM SITE

Apesar de ocorrer variação, existem algumas boas práticas que devem ser aplicadas em uma gama variada de sites e propostas.

Objetivo e proposta

O primeiro passo para a criação de um bom site é definir o objetivo que ele vai ter. O que você pretende com esse novo canal de comunicação: vender os seus produtos? Ter mais credibilidade? Tornar a marca conhecida? Tenha essas informações em mente na hora de construir o conteúdo do seu site e faça isso de forma clara, objetiva e envolvente.

Velocidade de carregamento

Cada segundo que a sua página demora para carregar, representa um número a mais de usuários que deixam de visualizar o seu conteúdo e parte para o concorrente. Dados mostram que 40% dos visitantes abandonam um site que demora mais do que 3 segundos para carregar. Além de bonito, o seu site precisa ser rápido e responsivo, por isso é importante investir em otimização de conteúdo e carregamento do site.

Navegabilidade

Qual o nível de intuitividade que o seu site possui? É importante ter informações claras, menu bem formatado e serviços que facilitem ao máximo o acesso. Se o seu site for confuso, o usuário não conseguirá navegar com facilidade e provavelmente não voltará mais à sua página. Clareza e organização são fundamentais para uma boa experiência.

Mobile

Boa otimização para plataformas mobile é item obrigatório na construção do seu site, isso porque, grande parte dos acessos é feito por smartphones. Um site responsivo contribui com a experiência do usuário, fazendo com que o conteúdo se adapte em qualquer tela.

Essas foram algumas dicas para te ajudar a construir um site com qualidade, mas existem muitos outros itens que você deve levar em conta na hora de fazer esse processo. O mais aconselhado é contratar um profissional ou equipe para te auxiliar nesse processo super importante para o crescimento online da sua empresa.

Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.