Endomarketing: Como Usá-lo Para Aumentar o Engajamento dos Seus Colaboradores

30 de abril de 2020

Ter colaboradores engajados com a missão da empresa é essencial para garantir o sucesso do empreendimento. Por isso, é importante investir na satisfação dos funcionários para garantir que eles estejam 100% comprometidos com o seu negócio.

Fazer isso não é tarefa fácil dentro de muitas organizações. Porém, a adoção de algumas estratégias como o endomarketing facilitam essa missão. Você sabe como utilizar essa ferramenta a seu favor? No post abaixo, nós damos algumas dicas e explicamos os benefícios. Confira!

O QUE É ENDOMARKETING?

O endomarketing, ao contrário do marketing tradicional, é focado no público interno da empresa e na criação de uma imagem positiva para os colaboradores. O objetivo é conquistar esse público e estabelecer uma comunicação clara e objetiva.

Por meio de ações que estimulam a confiança entre a empresa e o funcionário, promove-se a melhora do ambiente e do clima organizacional, a captação de profissionais mais qualificados e diminuição da rotatividade dos colaboradores.

Para ter um alto rendimento é preciso investir na satisfação dos dois lados: tanto clientes quanto funcionários. Se você possui uma equipe engajada, logo ela produzirá mais e a empresa terá melhores resultados. Já se as pessoas que trabalham com você estiverem frustradas, isso também se refletirá no resultado e no contato com o cliente. Basicamente, endomarketing significa tratar seu funcionário como seu cliente.

Equipe motivada comemorando resultados

• Veja também: Saiba Como Usar o Ownership a Favor do Seu Negócio

MOTIVOS PARA INVESTIR NO ENDOMARKETING

Investir em ações de endomarketing é altamente benéfico para o seu negócio. Abaixo estão listadas algumas das vantagens de implementar essa estratégia.

Equipe Engajada e Comprometida

Como já mencionado anteriormente, um dos benefícios do endomarketing é aumentar o comprometimento dos funcionários com a empresa, fazendo com que sejam motivados e engajados.

Isso acontece porque a comunicação fica mais transparente entre os dois lados, e, com isso, o colaborador se sente mais à vontade para trabalhar e dar ideias, pois está ciente que a contribuição com o crescimento da empresa também irá significar o seu próprio crescimento profissional.

Melhora da Produtividade e do Clima Organizacional

Quanto mais motivado o colaborador estiver, melhor será o desempenho e entrega de resultados para a empresa. As ações de endomarketing ajudam os colaboradores a conhecerem melhor as metas e objetivos de onde trabalham, o que faz com que se esforcem para atingir esses objetivos.

Quando o ambiente é saudável e os colaboradores se sentem valorizados é natural que o clima organizacional fique mais leve, com a maior cooperação entre todos.

Diminuição na Rotatividade dos Funcionários

Um desafio para os gestores das empresas é manter os talentos dentro da sua equipe, afinal, o mercado está cada vez mais rotativo. Se a empresa ganhar a fidelidade do funcionário e a sua confiança, fica mais fácil de mantê-lo na organização. Além disso, a saúde mental fica preservada, o que contribui para que ele falte menos e tenha mais qualidade no trabalho.

AÇÕES DE ENDOMARKETING

Agora que você já sabe os benefícios e o que é endomarketing, vamos ver algumas das principais ações para aplicá-lo na sua empresa. Entre as estratégias, estão:

• Pesquisa de satisfação com os funcionários.
• Eventos motivacionais.
• Prêmios e bonificações.
• Informativos e newsletter.
• Cursos e capacitações.

Você já trabalha o endomarketing com os colaboradores do seu negócio? Se você gostou do post compartilhe ele com os seus amigos e fique atento às novidades da Play Park!

Imagem: Freepik