Endomarketing: Como Usá-lo Para Aumentar o Engajamento dos Seus Colaboradores
30 de abril de 2020
Fazer isso não é tarefa fácil dentro de muitas organizações. Porém, a adoção de algumas estratégias como o endomarketing facilitam essa missão. Você sabe como utilizar essa ferramenta a seu favor? No post abaixo, nós damos algumas dicas e explicamos os benefícios. Confira!
O QUE É ENDOMARKETING?
O endomarketing, ao contrário do marketing tradicional, é focado no público interno da empresa e na criação de uma imagem positiva para os colaboradores. O objetivo é conquistar esse público e estabelecer uma comunicação clara e objetiva.
Por meio de ações que estimulam a confiança entre a empresa e o funcionário, promove-se a melhora do ambiente e do clima organizacional, a captação de profissionais mais qualificados e diminuição da rotatividade dos colaboradores.
Para ter um alto rendimento é preciso investir na satisfação dos dois lados: tanto clientes quanto funcionários. Se você possui uma equipe engajada, logo ela produzirá mais e a empresa terá melhores resultados. Já se as pessoas que trabalham com você estiverem frustradas, isso também se refletirá no resultado e no contato com o cliente. Basicamente, endomarketing significa tratar seu funcionário como seu cliente.
• Veja também: Saiba Como Usar o Ownership a Favor do Seu Negócio
MOTIVOS PARA INVESTIR NO ENDOMARKETING
Investir em ações de endomarketing é altamente benéfico para o seu negócio. Abaixo estão listadas algumas das vantagens de implementar essa estratégia.
Equipe Engajada e Comprometida
Como já mencionado anteriormente, um dos benefícios do endomarketing é aumentar o comprometimento dos funcionários com a empresa, fazendo com que sejam motivados e engajados.
Isso acontece porque a comunicação fica mais transparente entre os dois lados, e, com isso, o colaborador se sente mais à vontade para trabalhar e dar ideias, pois está ciente que a contribuição com o crescimento da empresa também irá significar o seu próprio crescimento profissional.
Melhora da Produtividade e do Clima Organizacional
Quanto mais motivado o colaborador estiver, melhor será o desempenho e entrega de resultados para a empresa. As ações de endomarketing ajudam os colaboradores a conhecerem melhor as metas e objetivos de onde trabalham, o que faz com que se esforcem para atingir esses objetivos.
Quando o ambiente é saudável e os colaboradores se sentem valorizados é natural que o clima organizacional fique mais leve, com a maior cooperação entre todos.
Diminuição na Rotatividade dos Funcionários
Um desafio para os gestores das empresas é manter os talentos dentro da sua equipe, afinal, o mercado está cada vez mais rotativo. Se a empresa ganhar a fidelidade do funcionário e a sua confiança, fica mais fácil de mantê-lo na organização. Além disso, a saúde mental fica preservada, o que contribui para que ele falte menos e tenha mais qualidade no trabalho.
AÇÕES DE ENDOMARKETING
Agora que você já sabe os benefícios e o que é endomarketing, vamos ver algumas das principais ações para aplicá-lo na sua empresa. Entre as estratégias, estão:
• Pesquisa de satisfação com os funcionários.
• Eventos motivacionais.
• Prêmios e bonificações.
• Informativos e newsletter.
• Cursos e capacitações.
Você já trabalha o endomarketing com os colaboradores do seu negócio? Se você gostou do post compartilhe ele com os seus amigos e fique atento às novidades da Play Park!
Imagem: Freepik