A importância de alinhar diversão e inclusão social

11 de novembro de 2021

Um levantamento feito em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência - as mais comuns são as visuais, físicas e auditivas. No entanto, essa condição não é impeditivo para a criança se movimentar e brincar.

Isso porque, as brincadeiras e o esporte trazem diversos benefícios aos pequenos que possuem alguma limitação. O apoio dos familiares e a inclusão nos ambientes em que a criança irá frequentar é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento saudável.

A IMPORT NCIA DE BRINCAR

Brincar favorece a descoberta e a criatividade, ajuda na concentração e desenvolve os músculos. Para estimular o desenvolvimento da criança com deficiência é preciso criar espaços acolhedores, adequados às necessidades, que estimulem e desafiem os pequenos.

A inclusão social aliada a acessibilidade permite não só o acesso aos ambientes, mas também a integração e a circulação por todos os lugares. As brincadeiras, parques e locais de diversão devem proporcionar às crianças desenvolvimento de habilidades físicas e sociais, afinal, é por meio da brincadeira que o mundo a nossa volta é conhecido e onde limites e desafios são ultrapassados.

BENEFÍCIOS

O desenvolvimento proporcionado pelo ato de brincar pode ser físico, intelectual ou social. A brincadeira desperta na criança diversas habilidades, como:

• Melhora da autonomia
• Ganho na autoestima
• Ensina a lidar com frustrações, melhora o relacionamento interpessoal e ajuda a seguir as regras
• Ajuda a aprimorar habilidades emocionais
• Colabora com o desenvolvimento psicomotor


A Play Park brinquedos acredita que a diversão tem o poder de unir todas as crianças e proporcionar interações que criam um ambiente de inclusão livre de preconceitos.

Nossos brinquedos infláveis são pensados e projetados de forma que tornem possível a participação de todos, pois a infância é momento oportuno para educar. Por meio de brincadeiras e diversão podemos construir um futuro melhor, recheado de sorrisos e de liberdade para descobrir o mundo e todas as suas possibilidades.

Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.