Dicas essenciais para ter sucesso nas promoções

22 de julho de 2021

Fazer uso de promoções pode ser uma ótima maneira de alavancar as suas vendas, mas fazer com que essa estratégia funcione corretamente não é nada fácil. Afinal, não é apenas escolher os produtos e baixar os preços, é preciso oferecer outras vantagens ao cliente além de apenas descontos atrativos.

Antes de tudo, é necessário saber quais objetivos se busca alcançar com a promoção e quais impactos financeiros ela trará. Esse tema exige preparo e análise, por isso, nós elencamos algumas dicas essenciais para te ajudar nessa questão. Confira abaixo!

DIFERENÇA ENTRE OFERTA X PROMOÇÃO

Antes de partirmos efetivamente para as dicas, vamos fazer uma distinção importante entre esses dois conceitos. A oferta é menos ampla do que a promoção, esse termo é geralmente utilizado para se referir a um produto que tinha determinado valor e que está sendo vendido por um preço menor. Enquanto a promoção pode durar meses, a oferta é restrita a poucas horas ou um dia.

A promoção, por outro lado, é mais ampla e pretende promover um produto seja para aumentar suas vendas, inseri-lo no mercado ou apresentar outra imagem da marca. Por isso, a promoção envolve outros tipos de benefícios, como frete grátis, brindes e serviços diferenciados.

DEFINA O OBJETIVO DA PROMOÇÃO

O primeiro ponto que você precisa se atentar é para o objetivo que a sua promoção terá. Afinal, como já foi mencionado acima, ela pode estar atrelada a diversos objetivos.

Portanto monte um plano detalhado sobre a sua promoção, incluindo objetivos, resultados esperados, que tipo de estratégia será utilizada e demais informações que possam auxiliar no desenvolvimento da sua campanha promocional.

QUAIS SERÃO OS BENEFÍCIOS

Quando você já tem o objetivo em mente, é o momento de definir quais os benefícios serão oferecidos ao cliente. Baixar o preço não é suficiente para oferecer cativar o cliente, é preciso englobar outras alternativas. Faça o cliente se sentir exclusivo, mostre a ele que está fazendo a coisa certa ao adquirir o seu produto.

Faça uma abordagem afetiva e deixe bem claro durante a comunicação o real valor oferecido por seus produtos.

DEFINA O PÚBLICO-ALVO

Focar em um público muito amplo pode significar que você não estará falando com ninguém, por isso, é preciso saber quais são as pessoas que serão atingidas pela promoção.

Toda a sua estratégia de captação de clientes será baseada no seu público: tom de voz, abordagem, cores dos materiais de divulgação, entre outros. Antes de “colocar a mão na massa”, tenha essa etapa bem definida.

APOSTE EM AÇÕES DE MARKETING

Divulgação é essencial para ter sucesso na promoção. Por isso, invista em peças para e-mail, mídias sociais, landing pages para impactar o seu público-alvo e despertar o desejo de compra.

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