Dicas Indispensáveis Para Organizar o Fluxo de Caixa da Sua Empresa

18 de junho de 2020

O fluxo de caixa é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa. Ele é uma peça fundamental em todos os negócios, mas se torna ainda mais importante nas empresas pequenas, em que o controle e a organização financeira são imprescindíveis para manter o sucesso do negócio.

Com o fluxo de caixa, você controla o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da empresa e assim, consegue otimizar os seus resultados e também identificar fraquezas no gerenciamento do capital. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos dicas para organizar melhor o fluxo de caixa da sua empresa. Confira a seguir!

COMO ORGANIZAR O FLUXO DE CAIXA

É importante que o seu fluxo de caixa seja sempre atualizado. Mesmo que exija disciplina, manter todos os registros em dia é fundamental na hora de tomar decisões importantes sobre a sua empresa.

Todas as movimentações devem constar no seu fluxo: despesas, contas a pagar, empréstimos, contas a receber, receita, etc. Tendo consciência desses valores é importante manter tudo organizado e analisar quais os serviços que trouxeram maior receita e quais os problemas de caixa que podem surgir futuramente. Abaixo estão algumas dicas simples que irão te ajudar a construir um bom fluxo de caixa:

Empresário analisando planilha
TRACE METAS A CURTO E LONGO PRAZO

Uma das vantagens de estruturar um bom fluxo de caixa é conseguir prever o que irá acontecer em diferentes cenários e se preparar da melhor maneira para enfrentá-los. Planeje os seus gastos e os ganhos e no final do mês veja se tudo o que você idealizou foi realizado.

FIQUE ATENTO AOS PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS

Outra dica muito importante é ficar atento ao prazo que você dá para os seus clientes efetuarem o pagamento e o prazo que você possui com seus fornecedores. Muitas dificuldades podem ocorrer se você não souber conciliar esses fatores, pois você pode demorar muito para receber e, ao mesmo tempo, precisar pagar com antecedência os seus fornecedores.

Estimule seus clientes a anteciparem o pagamento ou pagarem a vista. Para fazer isso, você pode oferecer descontos.

SEPARE SUAS FINANÇAS PESSOAS E EMPRESARIAIS

Crie contas e cartões separados para a sua empresa. Isso ajuda a organizar as finanças e a não confundir os rendimentos. As contas e cartões deverão ser usados somente para as despesas da sua empresa. Para organizar melhor todo o processo, você pode fazer uso de um software de gestão financeira online, dessa forma, fica mais fácil e seguro analisar o fluxo de caixa e planejar o futuro do empreendimento.

Se você gostou do post compartilhe com os seus amigos para que eles também saibam a importância de um fluxo de caixa bem organizado. Acompanhe a Play Park nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. :)

Imagem: Freepik