5 dicas de liderança para aplicar na sua empresa

8 de abril de 2021

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”. Essa frase dita por John C. Maxwell é certeira em definir a importância do papel do líder para o sucesso de uma equipe.

Cada vez mais, a palavra “chefe” vai sendo excluída do vocabulário dos negócios e do empreendedorismo, para dar espaço a uma nova figura muito mais humana e eficaz. A conduta antiga baseada em dar ordens, cobrar e punir simplesmente não funciona mais. Diante disso, um novo perfil passa a ganhar sucesso e ser requisitado pelas empresas.

Mas quais são as qualidades que definem um bom líder? Como gerenciar uma equipe de sucesso? Continue lendo o texto e veja as nossas dicas para tornar a sua liderança reconhecida.

INSPIRAÇÃO E PAIXÃO


O trabalho continua sendo um meio de subsistência, mas ao longo dos anos, ele também ganhou outros significados. O fato é que as pessoas não estão apenas em busca de um salário, elas também precisam de objetivos e propósitos para se identificar e acreditar.

O primeiro passo para fazer com que a sua equipe seja apaixonada pelo negócio e traga resultados satisfatórios, é a própria liderança mostrar paixão pelo que faz.

Para gerar sentimentos de entusiasmo nos colaboradores, você precisa ser um líder que acredita no projeto e se doa por ele. Se isso não acontecer, não há como cobrar a mesma doação de quem trabalha com você.

OUÇA A SUA EQUIPE


Chefes impõem regras independente da opinião de seus subordinados. Líderes mantém postura humana, levando em conta as considerações de toda a equipe. A troca saudável de ideias é um ambiente fértil para o crescimento da liderança.

Seja sincero e demonstre confiança. Buscar sempre aprimoramento com base em experiências e em referências teóricas é essencial para demonstrar maturidade.

CONHEÇA OS SEUS LIMITES

Construa um empreendimento sabendo quais são as suas qualidades e defeitos. Deixe claro para a sua equipe o que é ou não permitido. Se você é bom em resolver conflitos, utilize essa habilidade para aprimorar as relações entre sua equipe. Procure desenvolver habilidades como confiança, resolução de problemas, senso de humor, capacidade para delegar, pensamento positivo, intuição.

BOAS DECISÕES EXIGEM CONTROLE

Escolher uma equipe não é tarefa fácil. Se você tiver bons parceiros, em quem confia e pode contar, será mais fácil tomar as decisões necessárias. Use sempre a lógica para tomar suas decisões. Mantenha contato com suas emoções, mas não deixe que elas te guiem.

Líderes não são robôs. Se permita sentir, mas se controle até que consiga entender suas questões internas. Não confie nos seus primeiros instintos, tome tempo para avaliá-los e se decidir de forma assertiva.

APRENDA COM OS ERROS

Líderes erram. Isso é normal no processo de construção da gestão. Um bom líder é formado por muito estudo, experiências e aprendizados. Muitas pessoas se esquecem do caminho que precisa ser traçado até a liderança e acabam invocando esse papel para si.

Os verdadeiros líderes são escolhidos e não impostos. Por isso, os erros também são importantes para o crescimento pessoal e profissional.

Você gostou do post? Compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.