Dark Post: O que é e Como Usá-lo na Sua Rede Social!

27 de agosto de 2020

Você, provavelmente, já sabe a importância de investir nas redes sociais e de divulgar os seus produtos na internet. Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para falar com o seu público. Uma delas é o Dark Post.

Em uma tradução livre, dark post significa “posts obscuros ou sombrios”, mas seu conteúdo nada tem a ver com publicações desse cunho. Na verdade, são publicações patrocinadas que não aparecem na linha do tempo da sua empresa, somente são visíveis ao público-alvo do anúncio.

Você deve estar se perguntando qual a importância dessas publicações para o seu negócio, não é mesmo? Nós explicamos isso e muito mais no post abaixo. Confira!

A IMPORTÂNCIA DOS DARK POSTS

Um dos principais aspectos que fazem com que um Dark Post tenha sucesso é a personalização. Os usuários estão cada vez mais exigentes e desejam que as marcas estejam próximas e entendam os seus desejos.

Por isso, ao invés de fazer uma publicação geral para todos os usuários que curtem a sua página, você pode segmentar e, dessa forma, ter mais chance de atingir as pessoas certas e que estão realmente interessadas naquela publicação.

Com a personalização, os seus anúncios ficam muito mais atraentes. Por exemplo, não seria uma boa estratégia fazer um anúncio de consulta ginecológica e direcioná-lo para homens, pois eles não são os consumidores deste serviço. Parece algo muito óbvio, não é mesmo? Mas muitas pessoas não se atentam a esses detalhes, o que acaba por tornar o marketing menos eficiente.

Mulher fazendo dark post no Facebook

BENEFÍCIOS DO DARK POST

Além de tornar a sua estratégia de vendas mais efetiva com um custo bastante amigável, os dark posts também possuem muitos outros benefícios para o seu negócio, como:

Tornar o conteúdo mais assertivo: a partir de resultados alcançados com os dark posts, é possível fazer análises e implementar melhorias no seu conteúdo orgânico e nos posts impulsionados. Você pode fazer testes com legendas, títulos, etc… nos dark posts e ver qual conteúdo se sai melhor nos anúncios, e, a partir disso, as percepções podem ser aplicadas também em outros conteúdos.

• Organizar o seu feed: como não aparecem na sua linha do tempo, os dark posts não atrapalham na visibilidade das publicações orgânicas (aquelas que não são patrocinadas nem impulsionadas). Dessa forma, o seu feed fica mais organizado para o público.

• Gerar maior impacto no cliente: segmentando os seus anúncios por idade, localização ou comportamento, você evita atingir o usuário desinteressado no seu serviço e com isso não gera o desgaste da imagem da marca no digital. Também aumenta a possibilidade de vendas, pois irá alcançar quem realmente está interessado no seu anúncio.

COMO FAZER

Para fazer um Dark Post, você precisa ter uma conta de anúncios ativa no Facebook. Os passos seguintes são simples de colocar em prática. Veja só:

• Acesse o Gerenciador de Anúncios da sua conta, clicando no botão Criar Anúncio na coluna direita da página.
• Depois escolha o objetivo da sua campanha, nomeie a publicação e clique em Continuar.
• Nesse passo, você irá escolher para quem a sua campanha será direcionada, ou seja, a segmentação do seu público, que será feita por interesse, idade, sexo, etc.
• Defina qual será o valor do orçamento investido na sua campanha e qual a duração que ela terá.
• Em seguida, você precisará clicar em Criar Novo anúncio e o seu Dark Post estará pronto.

É importante lembrar que para que a sua comunicação tenha sucesso, é preciso utilizar outros elementos e ter um planejamento estratégico bem definido!

Você já conhecia o Dark Post? Utiliza na sua empresa? Se você gostou do post, compartilhe ele nas suas redes sociais e fique sempre atento às nossas novidades.

Imagem: Pexels