Coronavírus: Tudo que Você Precisa Saber para se Prevenir

19 de março de 2020

No final do ano passado surgiu uma doença denominada COVID-19. Os primeiros casos foram registrados na China e logo após, o vírus se espalhou por todos os países do mundo. No Brasil, já são mais de 200 casos do novo Coronavírus confirmados pelos órgãos de saúde.

Por conta da alta taxa de contaminação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia acerca da doença. Diversas medidas estão sendo tomadas para conter o avanço do vírus, nesse momento, é imprescindível adotar vários cuidados para combater o COVID-19, por isso, a Play Park preparou este post com todas as informações que você precisa saber para se prevenir da doença. Continue lendo!

O QUE É O CORONAVÍRUS?

A família viral de Coronavírus é conhecida desde 1937, quando ocorreram os primeiros casos em humanos. Somente em 1965, o vírus recebeu essa denominação por conta do perfil microscópio que se assemelha a uma coroa.

As infecções causadas pelo Coronavírus são muito parecidas com um resfriado, porém há agravamento da situação respiratória de forma leve ou mais grave. Nas variações já conhecidas do Coronavírus, as crianças pequenas são as que têm maior propensão ao contágio.

No entanto, no final do ano passado surgiu uma nova variação de Coronavírus ainda não conhecida pela comunidade científica. Denominado de COVID-19, o novo vírus é altamente contagioso e sua taxa de letalidade é de 2 a 3% segundo os dados mais recentes da OMS.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO COVID-19
Mulher tossindo em casa
O novo Coronavírus têm sintomas parecidos ao de uma gripe, por isso, é importante ficar alerta e não fazer a automedicação em casa, pois o remédio pode mascarar a doença e ela pode continuar evoluindo sem que você perceba. Os casos de Coronavírus têm sintomas como:

tosse;

febre;

coriza;

dificuldades para respirar.


Em alguns casos de Coronavírus, sintomas como: cansaço, dores por todo o corpo, dor na garganta, dor de cabeça e/ou diarreia podem estar presentes. Recentemente o SUS lançou um aplicativo para dar orientações sobre prevenção, indicar unidades de saúde próximas e fazer uma triagem virtual. Ele está disponível para IOS e Android e você pode baixá-lo gratuitamente.

COMO SE PREVENIR
Pessoa lavando as mãos com água e sabão
Segundo as orientações dos órgãos de saúde, é fundamental uma boa higienização para se prevenir da doença. Além de lavar as mãos com frequência por pelo menos 20 segundos com água e sabão, você também deve:

cobrir a boca e o nariz ao espirrar;

evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

não compartilhar objetos de uso pessoal;

manter os ambientes bem higienizados e com bastante circulação de ar;

evitar locais com grande circulação de pessoas;


Além destas recomendações, é importante fortalecer o sistema imunológico. Manter uma dieta balanceada é essencial em todos os momentos, pois ela fortalece as células de defesa do organismo. Por isso, invista em uma alimentação com vitaminas A, C, do complexo B, magnésio, zinco, proteínas e selênio.

É essencial seguir todas as recomendações, pois a importância da prevenção no combate ao Coronavírus não é apenas individual, mesmo que você não faça parte do grupo de risco (idosos e pessoas com outras complicações de saúde), é fundamental colaborar para que os casos da doença não avancem.

MITOS E VERDADES

Muitas dúvidas surgiram sobre o novo Coronavírus e com isso algumas informações falsas foram disseminadas. Para que isso não aconteça fique atento a alguns mitos e verdades sobre o vírus.

1- Materias como luvas e máscaras protegem da transmissão da doença?

Verdade. As máscaras são recomendadas para pacientes com casos confirmados ou com suspeita da doença, a troca da máscara deve ocorrer a cada 4 horas. Porém, existem outras formas de contrair a doença, como colocar as mãos em locais que contenham o vírus, por exemplo. Nesse caso o uso da máscara não é 100% eficaz.

2- Animais domésticos podem transmitir o Coronavírus?

Mito. Não há nenhuma evidência de que cães e gatos possam transmitir a doença, mesmo assim, é importante seguir as recomendações de higiene quando brincar com seu pet.

3- Existe uma vacina contra a doença?

Mito. Ainda não foi desenvolvida uma vacina específica para o COVID-19.

4- Mulheres grávidas podem passar o vírus para o bebê?

Mito. Não há nenhuma evidência de que o Coronavírus passe pela placenta.

Nesse momento, é fundamental seguir as dicas e redobrar os cuidados. Esperamos que em breve, com a colaboração de todos, a doença seja contida! =)

O que você achou deste post? Compartilhe com os amigos para que eles também fiquem atentos ao Coronavírus!

Imagens: Pexels (Burst) I Freepik