Conquistas e Desafios da Mulher Moderna

12 de março de 2020

A evolução feminina na sociedade fez com que a mulher assumisse diferentes papéis ao longo da história. Hoje, além das ocupações e responsabilidades que tem como mãe, esposa, dona de casa e muitas outras que tornam a mulher moderna um exemplo de força e perseverança, adiciona-se uma nova área de conquista: o âmbito profissional no mercado de trabalho.

O dia 8 de março passou, mas é claro que a Play Park não poderia deixar de lembrar da importância da mulher na sociedade. Por isso, preparamos esse post sobre as conquistas e desafios da figura feminina ao longo do tempo. Vamos acompanhar?


EVOLUÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE

Nem sempre as mulheres ocuparam papel de destaque. O direito ao voto e às outras garantias foram resultado de um processo longo de muita luta. Na década de 40, as mulheres começaram a trabalhar. A Segunda Guerra Mundial, que acontecia naquele período, fez com que os maridos fossem para os campos de batalha, deixando as responsabilidades do lar a cargo das mulheres. Diferentemente do que era de costume, após o final da guerra as mulheres decidiram que não queriam voltar apenas às obrigações familiares, mas sim conquistarem seu espaço no mercado de trabalho.

Na década de 60, uma descoberta revolucionária: a pílula anticoncepcional. É iniciada uma mudança no comportamento feminino, já que pela primeira vez foi dada às mulheres a possibilidade de optarem se queriam ou não ter filhos. Isso foi um marco, pois dessa forma era possível evitar a gravidez e focar em suas vidas profissionais.

Após esse período, na década de 90, as mulheres começam efetivamente a ocupar postos significativos no mercado de trabalho. Com o crescimento do movimento feminista, cresceram pautas como a luta por salários justos, direito ao estudo - básico e superior - e uma vida de igualdade em relação aos homens.

mulher apontando para computador com agenda e celular em cima da mesa
OS DIAS ATUAIS: A MULHER MULTITAREFAS

Com a evolução feminina na sociedade, a mulher passa a incorporar diferentes papéis. Se antes sua dedicação era quase que exclusiva aos serviços domésticos, hoje em dia elas estão presentes em todos os setores da sociedade. Mais do que apenas ocupar cargos antes unicamente masculinos (o que já é uma baita conquista), as mulheres estão obtendo cada vez mais posições de destaque e poder.

Com isso, passaram a surgir novos desafios. Por exemplo: como conciliar o trabalho, a criação dos filhos, o papel de esposa, as atividades de lazer e o tempo para estudar? Mais que isso: como fazer tudo isso bem feito? Incrivelmente, elas conseguem. Sempre cuidando de tudo com muito carinho, amor, dedicação e uma força que só elas têm e entendem. Por isso, a palavra que descreve a mulher moderna é completa.

Ainda existem vários desafios a serem superados, como a menor remuneração na ocupação dos mesmos cargos que os homens, os preconceitos impostos pela sociedade machista e as dificuldades de ser uma mãe no mercado de trabalho. Contudo, com a presença cada vez mais forte da mulher nos cargos políticos e econômicos, e com as lutas e movimentos que têm tido cada vez mais voz, a tendência é que as diferenças diminuam cada vez mais.


COMO EQUILIBRAR TODAS AS ATIVIDADES

A rotina da mulher moderna é muito agitada, são tantas responsabilidades e afazeres que se torna um desafio conciliar todas as tarefas. Porém, alguns cuidados simples podem ser adotados para ajudar nesses momentos, como por exemplo:

Tire um tempo só para você: sua autoestima e o cuidado pessoal são de extrema importância, então não esqueça de ter um momento de relaxamento.

Procure se movimentar: atividades físicas ajudam na melhora da saúde e contribuem para o seu bem-estar em todas as circunstâncias, além de darem mais disposição para enfrentar a rotina.

Conte com quem ama: amigos e familiares são uma ótima ajuda quando o dia a dia se tornar puxado demais. Você consegue cuidar de tudo sozinha, mas não precisa. Por isso, tenha essas pessoas sempre por perto.

A evolução feminina na sociedade trouxe muitas conquistas e, com elas, muitos desafios. Ainda existe muito por vir! Não é apenas no dia 8 de março que devemos lembrar do que já foi construído e das lutas diárias que enfrentamos, todos os dias merecem ser respeitados e valorizados.

Uma famosa filósofa chamada Simone de Beauvoir uma vez disse: não se nasce mulher, torna-se mulher. Você, mulher, orgulhe-se de sua história, de sua força e coragem. Você tem o mundo todo para conquistar.

O que você achou deste post? Compartilhe com os amigos e não esqueça de seguir a Play Park no Facebook e Instagram para saber das novidades.

Imagens: Pexels (Andrea Piacquadio; energipic)