Você Sabe Como Lidar Com as Críticas e Sugestões dos Seus Clientes?

28 de maio de 2020

O feedback dos clientes é muito importante para construir serviços cada vez mais eficazes. Porém, essas opiniões nem sempre são positivas e muitas pessoas não sabem de que forma lidar com elas.

No entanto, quando o foco é o aperfeiçoamento do seu trabalho, cada sugestão e até mesmo as críticas devem ser consideradas. Mesmo que ninguém goste de recebê-las, elas devem ser encaradas como uma forma de melhorar o seu desempenho.

Quer aprender como lidar com os feedbacks - sejam eles sugestões ou críticas? Continue lendo o post!

SUGESTÕES: DEVEM SER ACOLHIDAS COMO OPORTUNIDADES DE MELHORIA

Claro que preferimos receber elogios pelo trabalho executado, mas sugestões sempre devem ser vistas com humildade. Muitas vezes, temos a tendência de mostrar pouca ou nenhuma abertura para uma sugestão do cliente, pois somos nós que “entendemos” do negócio e temos mais experiência.

Se você possui essa atitude, está na hora de repensá-la. Mesmo que você receba uma sugestão impossível de executar ou que esteja fora da sua realidade, agradeça e mostre que a opinião do seu cliente é muito importante.

No decorrer da carreira recebemos inúmeras sugestões, algumas boas, outras nem tanto. Independente do cunho que possua, todas devem ser ouvidas e analisadas mesmo que, na prática, não tenham efetividade.

Sempre preze pela empatia e pela valorização do cliente.

Mulher mostrando pesquisa de satisfação para cliente

CRÍTICAS: ELAS NÃO SÃO TÃO RUINS QUANTO IMAGINAMOS!

Se possuímos certa resistência às sugestões, as críticas são ainda mais terríveis para muita gente. Isso porque, algumas pessoas lidam com elas de forma extremamente negativa e tendem a achar tudo o que fazem ruim, sem considerar que muitas vezes, a crítica foi direcionada a uma situação pontual.

As críticas construtivas, dadas com respeito, também devem ser recebidas como um método de aprendizado. Não internalize nem leve para o lado pessoal, tente identificar as deficiências do seu negócio para aprimorá-las. Se bem trabalhadas, elas podem nos ajudar no crescimento profissional.

A lição mais importante é: não tenha medo de errar! Teste, erre, aperfeiçoe. Nenhum serviço é perfeito, por isso, as críticas são importantes. Elas ajudam a tornar a experiência do cliente cada vez mais satisfatória e colaboram com a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal e profissional.

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Imagem: Freepik