4 dicas para encantar clientes

15 de abril de 2021

O cliente é a alma do negócio. Essa frase já é antiga, mas faz todo o sentido se você quer ter sucesso nos negócios.

Fidelizar clientes, gerar engajamento, criar laços realmente significativos com a audiência é um desafio e tanto para qualquer empresa, mas dominar essa área é primordial para sair na frente dos concorrentes. Não basta apenas oferecer um produto de qualidade, também é preciso trabalhar o relacionamento com o cliente.

Neste post, vamos te ajudar a construir estratégias efetivas para conquistar os seus clientes. Continue lendo!

O QUE É FIDELIZAÇÃO?


A fidelização pode ser definida como a probabilidade do cliente voltar a comprar da sua empresa de forma contínua. Esse conceito também pode estar ligado a ideia de uma pessoa comprar determinado item de apenas uma marca específica, ou então a chance do cliente indicar a sua empresa para amigos e familiares. Nesse caso, não estamos mais falando apenas de consumidores, mas dos promotores do seu negócio.

Ter mecanismos para incentivar a ideia de fidelização traz diversos benefícios à empresa, como: maior competitividade no mercado, maior chance de fazer negócios com o cliente satisfeito e maior lucratividade.

COMO FIDELIZAR CLIENTES

Você já percebeu que a fidelização só traz benefícios, então deve estar se perguntando: como fazer para colocá-la em prática? Abaixo estão algumas dicas chave. Olha só!

ENTREGUE VALOR

Você não vende apenas produtos, mas também experiências. Quando o cliente procura o seu negócio, ele não está apenas querendo um produto ou serviço. Por exemplo, quando uma pessoa busca um local para alugar brinquedos infláveis, ela também quer que o item proporcione felicidade e um momento agradável de diversão.

Existem diferentes clientes e diversos valores, por isso, alinhe os seus valores com os do seu cliente.

MANTENHA A COMUNICAÇÃO

Uma comunicação eficaz faz toda a diferença para fidelizar o seu cliente. Aposte em uma forma humanizada e personalizada de se comunicar. Mesmo que não seja possível responder a cada cliente de um jeito único, existem formas de tornar o contato mais assertivo e único.

Coloque o nome do cliente nas mensagens, envie felicitações de aniversário, ofereça um cupom comemorativo, etc...Crie diálogos relevantes, e conheça quem são os clientes para conseguir gerar conexão com eles.

FEEDBACKS

Melhorar essa área da empresa deve ser preocupação constante dos gestores, nesse sentido, os feedbacks ganham importância fundamental. Escutar os clientes e entendê-los é essencial para o sucesso de toda a organização.

Para calcular o grau de satisfação dos clientes, existe uma ferramenta chamada NPS (Net Promoter Score), por meio dela você identifica quem são os seus fãs, quem é indiferente e quem não teve uma boa experiência com a sua empresa. Também é possível adaptar e realizar uma pesquisa online para medir o nível de satisfação dos seus clientes.

CULTURA DA EMPRESA

Ter um atendimento humanizado deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. A cultura é um conjunto de práticas partilhadas por todos. Cada empresa tem a sua própria forma de organização.

Se o objetivo é fazer com que o atendimento seja prioridade, é preciso incorporar essa exigência aos moldes de cada empresa.

Gostou do post? Quer acompanhar outras novidades? Fique ligado nas nossas redes sociais!