Você Sabe Como Definir o Posicionamento de Marca do Seu Negócio?

23 de julho de 2020

Ter um posicionamento de marca bem definido é essencial para cativar os seus clientes e permanecer na memória deles. Explorar diferenciais que o seu público-alvo valoriza é fundamental para estabelecer um posicionamento dentro do seu segmento.

Neste post, nós te ajudamos a entender como um posicionamento bem definido é importante para o seu negócio e como criá-lo. Acompanhe abaixo!


QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM POSICIONAMENTO DE MARCA?

Entre as vantagens de adotar essa estratégia, estão:

Criar diferenciação no mercado e mostrar o valor da sua marca: com a adoção de um posicionamento consistente, você mostra para o seu público quais as vantagens do seu produto em relação à concorrência, isso também colabora para a fidelização dos seus clientes.

Comunicar os valores da sua marca: ter em mente quais são os valores que a sua marca quer adotar colabora para criar identificação com o público-alvo. Se você tem como valor a responsabilidade ambiental, precisa comunicar isso a um público que valorize essa premissa.

Definir as ações da empresa: os investimentos e estratégias da empresa também serão bem direcionados por meio do seu posicionamento de marca. Se o seu negócio tem uma alma digital, então é mais eficaz investir em produção de conteúdo e estratégias no meio online.

Equipe discutindo estratégias de posicionamento de marca

COMO FAZER UM BOM POSICIONAMENTO

Existem algumas estratégias para criar um bom posicionamento para o seu negócio, entre elas estão: saber quem é o seu público-alvo, identificar qual o diferencial da sua marca/empresa, ter em mente como você quer que sua marca seja lembrada. Esses são os fatores básicos que você precisa saber para construir o seu posicionamento. Depois disso, você deve:

FAZER UMA PESQUISA DE MERCADO

Analise os seus concorrentes e veja de que forma a sua empresa está se posicionando no seu segmento. Entenda também quais as dificuldades dentro do seu ramo de mercado, o que você pode utilizar para se destacar e quais as estratégias usadas pelos seus concorrentes.

IDENTIFICAR O COMPORTAMENTO DO SEU CONSUMIDOR

Prestar atenção no seu público e estudá-lo a fundo é fundamental para criar o seu posicionamento e fazer com que ele seja bem-sucedido. Aproveite todos os dados dos seus clientes, faça coletas nas redes sociais, por meio de questionários, nos atendimentos pessoais ou em ferramentas que oferecem relatórios de marketing.

NÃO DESCUIDAR DO SEU MARKETING

As estratégias de marketing e branding são essenciais no seu posicionamento, por isso, tenha em mente que essa parte da empresa deve estar bem alinhada com os seus propósitos e faça investimentos.

Todos os materiais produzidos, seja para mídias sociais, promoções, etc, devem estar alinhadas com o seu posicionamento e com a diferenciação em relação ao seu segmento.

Você já tem um posicionamento bem definido da sua empresa? Se a resposta for não, esse é o momento certo para começar a criá-lo! :)

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Imagens: Unsplash (Austin Distel)