Atendimento ao Cliente: 6 Dicas Para Ter o Melhor

7 de maio de 2020

O atendimento ao cliente é uma das etapas mais importantes dentro da jornada de compra. Com a concorrência cada vez mais acirrada do mercado, quem consegue oferecer um atendimento rápido, humanizado e que dialogue com as necessidades do consumidor terá vantagem na fidelização do cliente.

Por isso, prestar atenção nessa etapa é tão fundamental quanto a qualidade do serviço da sua empresa. Clientes com uma boa experiência de compra serão promotores do seu negócio, enquanto aqueles que não tiveram uma experiência tão positiva poderão deixar claro a sua insatisfação para outras pessoas, o que prejudicará a imagem da sua organização.

Para que isso não aconteça e você possa oferecer um ótimo atendimento, nós elencamos 6 dicas que irão te ajudar. Confira abaixo!

DEIXE O CLIENTE A VONTADE
Seja natural com o seu cliente e dê espaço para que ele também possa se expressar. Ter um bom atendimento é, acima de tudo, saber ouvir. Não importa se faltam 5 minutos para o seu expediente terminar, é preciso mostrar real interesse pelo problema do cliente e buscar a melhor alternativa para solucioná-lo.

Apertando a mão de cliente durante o atendimento

DEMONSTRE CALMA E CONFIANÇA
Em alguns momentos, você poderá lidar com clientes alterados ou rudes. Nesse momento, não perca a calma e jamais seja indelicado, pois isso irá comprometer a qualidade do atendimento.

Tente entender os motivos pelos quais o cliente está nervoso e foque em encontrar uma solução, se for preciso peça ajuda ao seu supervisor de forma discreta para lidar com a situação.

O TEMPO DO CLIENTE É VALIOSO
A conectividade acelerou a maioria dos processos. Com o consumidor não é diferente: ele precisa de uma resposta instantânea. Não perder o timing é uma das coisas mais importante que você precisa ter em mente.

Se não tiver a solução naquele momento, seja sincero, estabeleça um tempo para que a dúvida ou problema do seu cliente seja solucionado e cumpra esse prazo a risca.

PERSONALIZE E HUMANIZE O ATENDIMENTO
Hoje em dia, muitas empresas optam por automatizar o atendimento ao cliente, utilizando chatbots para ter mais agilidade. Independente se o seu atendimento será feito do modo tradicional ou não, é importante criar um vínculo com o seu cliente.

Que mensagem o seu consumidor busca ouvir? Criar laços com o cliente é um desafio e tanto, mas ter empatia, utilizar uma linguagem leve e gentil colabora para agregar valor ao serviço e fazer com o cliente se sinta valorizado.

Vendedora sorrindo para cliente

SE COLOQUE NO LUGAR DO CLIENTE
Muitas empresas acumulam reclamações de mau atendimento e grande parte delas têm origem na falta de empatia por parte dos funcionários. Parece óbvio, mas você precisa se colocar no lugar do cliente e entender as dores, anseios ou expectativas que ele tem em relação ao seu serviço.

Você sempre deve ser honesto com quem está atendendo. É preferível deixar de fazer uma venda quando a solução que você está oferecendo não é a mais indicada naquele momento, do que fazer e comprometer a sua reputação com algo que não resolverá os problemas do cliente.

UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Existem vários softwares que ajudam a melhorar a gestão de relacionamento e contribuem para um atendimento mais eficaz. Além de auxiliar a sua equipe, o cliente também receberá respostas mais rápidas e organizadas, contudo, preste atenção para não perder a humanização do seu negócio, fundamental para criar e fortalecer uma relação com o consumidor.

Você já conhecia essas técnicas de atendimento ao cliente? Se você gostou do post compartilhe ele com os seus amigos!

Imagem: Freepik