Tik Tok para empresas: vale a pena usar essa rede social?
3 de dezembro de 2020
Sempre que surge uma rede social nova, as empresas buscam se adaptar e criar perfis para interagir com o público. Mas, será que vale a pena utilizar essa ferramenta na sua empresa? Ela vai ser realmente efetiva na sua estratégia de marketing? Para responder essas e outras respostas, continue a leitura do post!
CARACTERÍSTICAS DO TIK TOK
O aplicativo foi criado em 2018 na China e desde então conquistou usuários em países como Índia, Estados Unidos e chegou com força total também no Brasil. Com ele, é possível gravar vídeos de até 60 segundos e editar com diversos efeitos e trilhas sonoras.
A grande novidade do Tik Tok é que ele conseguiu unir áudio e vídeo e tornar a edição muito simples em uma plataforma muito fácil de ser utilizada. Depois de editados, os vídeos são postados na rede social do usuário para que outras pessoas também possam acompanhar.
PÚBLICO SEGMENTADO
Nesse momento, pode ser você já esteja criando uma conta para a sua empresa, afinal se tem um grande número de usuários, logo, muitas pessoas vão ver o seu conteúdo, certo? Certo... porém não acontece exatamente assim.
O público que utiliza a plataforma é bastante específico. Mais de 25% dos usuários têm entre 18 e 24 anos e 24,5% têm entre 25 e 34 anos, ou seja, é um público bastante segmentado.
O tom mais humorístico dos vídeos deixa evidente que o conteúdo atinge melhor essa faixa etária. Por isso, se a sua empresa tem como público-alvo pessoas entre 18 até 34 anos, então pode ser uma boa ideia investir no Tik Tok. Já se o seu público possui uma faixa etária maior e a sua forma de se comunicar é formal talvez essa rede não seja o seu melhor canal.
É claro que a idade não deve ser o único limitador, pois com o crescimento da plataforma, a tendência é que pessoas de outras faixas etárias também passem a utilizar o aplicativo.
DICAS PARA UTILIZAR O TIK TOK NO SEU NEGÓCIO
Você conhece bem o seu público e decidiu que apostar nessa rede é uma boa alternativa. Qual o próximo passo? É preciso ter em mente que cada rede é diferente, o que funciona no Instagram pode não gerar nenhum resultado em outra mídia.
Por isso, antes de produzir, é preciso consumir e conhecer muito o funcionamento, pois as redes sociais possuem atualizações e modificações muito rápidas. Para começar a usar o Tik Tok na sua empresa, preste atenção a essas dicas.
ESPONTANEIDADE NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE
As redes sociais são muito mais descontraídas e com linguagem bem informal, mas no Tik Tok, essas características são potencializadas ao máximo. Quanto mais criativo, divertido e único o seu vídeo for, maiores serão as chances de fazer sucesso na plataforma.
O dia a dia da empresa, produtos e processos devem ser mostrados de forma atrativa e original.
FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES
Muitas empresas gostariam de trabalhar com influenciadores, mas em outras redes como o Instagram e Youtube. Esse investimento pode não caber no orçamento, porém, no Tik Tok o valor pode ser mais baixo e o engajamento significativo.
Existem tiktokers que podem colaborar para que a sua empresa se destaque na plataforma, mas tome cuidado para escolher pessoas que tenham um pensamento alinhado com o propósito da sua marca.
Ao trabalhar com influenciadores, faça isso da forma mais natural possível, incluindo o seu produto ou serviço no dia a dia dessas pessoas sem que pareça “forçado” ou artificial.
USE HASHTAGS E CHALLENGES
As hashtags aumentam as chances do vídeo da sua marca ser visto e alcançar mais pessoas, já os challenges são ações divulgadas por hashtags que desafiam os tiktokers a gravarem um vídeo. Ao envolver os produtos nos challenges, muitas marcas têm conseguido se destacar.
Além disso, também é possível aproveitar o conteúdo do Tik Tok para outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo. Dessa forma, você aumenta as chances de visualização do conteúdo.
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