Metaverso: saiba tudo sobre esse mundo virtual

24 de março de 2022

Em 2021, o Facebook trocou o nome para Meta, essa mudança trouxe muita curiosidade e abriu discussões sobre as possibilidades do Metaverso. A realidade virtual pode fazer parte do dia a dia das pessoas e abrir caminhos para empresas e marcas utilizarem esse novo ambiente de inteligência artificial.

Quer saber mais sobre o assunto, como ele pode impactar a vida das pessoas e de que forma você pode ser beneficiado? Continue a leitura deste artigo!

O QUE É O METAVERSO?

O metaverso é um ambiente virtual que remete a realidade. Nele, é possível ter um avatar e realizar várias ações como compras e interação com outras pessoas. Para que o metaverso seja possível, existem tecnologias envolvidas no processo como a Realidade virtual - ambiente tridimensional construído por meio de softwares, para ter acesso a simulação é preciso utilizar óculos de realidade virtual e outros equipamentos. Outra tecnologia é a Realidade Aumentada, que insere dados virtuais dentro do universo real, exemplo disso são os smartphones que integram mundo real e virtual por meio de jogos como o Pokémon Go, por exemplo.

O tema se popularizou com a mudança do nome do Facebook, que indicou a intenção de fazer parte do metaverso. A possibilidade de compartilhar diversas experiências em um mundo virtual faz com que sejam despertados vários debates e curiosidades sobre o tema.

SURGIMENTO DO CONCEITO

O termo metaverso foi usado pela primeira vez em 1992, no livro do autor Neal Stephenson, na obra era discutida a possibilidade de fugir da realidade para um mundo paralelo. Com a popularização da internet, começaram as tentativas para popularizar essa nova realidade. Mas, apenas em 2021, o conceito ganhou espaço nas discussões por conta da mudança no nome do Facebook.

Para acessar o metaverso é preciso usar óculos de realidade virtual, as demais especificidades ficam a cargo de cada ambiente em que o usuário está inserido. É possível ir ao cinema, fazer compras e interagir com outras pessoas no ambiente.

EMPRESAS NO METAVERSO

As empresas podem se beneficiar do metaverso, isso porque, existem possibilidades de entretenimento, trabalho e geração de conteúdo.

Estúdios cinematográficos, serviços de streaming, canais de tv e música podem impulsionar a geração e consumo de conteúdo.

Também é possível trabalhar no metaverso. Isso mesmo! Salas de reuniões virtuais estão sendo testadas e utilizadas por equipes, proporcionando ambientes interativos para os colaboradores.

O que você acha dessa tendência? Acredita que ela conseguirá se expandir e se popularizar? Se você gostou do post compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.