Princípios de negociação: como usar nas suas vendas?

28 de junho de 2022

A negociação é um princípio que faz parte das nossas vidas. Ainda que seja imperceptível ou você não se considere um bom negociador, com certeza, já pediu um desconto em um produto. Esse é o exemplo mais simples de como a negociação está presente no cotidiano.

Quando você possui uma empresa, esses princípios se tornam ainda mais fundamentais, pois é preciso ser um bom vendedor para conquistar clientes e vendas. Nesse sentido, aprender mais sobre esse assunto é fundamental.

Veja abaixo algumas dicas para você se sair bem no seu processo de negociação e utilizá-lo nas suas vendas!

Seja um bom ouvinte

Antes de ser um bom negociador, é preciso ser um ótimo ouvinte. Isso quer dizer que o cliente precisa se sentir valorizado e ter sua opinião levada em consideração. Entrar em uma negociação sabendo de todas as respostas e não dar espaço para a outra parte argumentar, é um hábito que se deve evitar a todo custo.

Ouvir mais e argumentar com sabedoria são formas indispensáveis para conseguir fechar bons negócios.

Todos devem ganhar
O desejo de vencer não deve ser o sentimento que irá guiar uma negociação. Nesse momento, é muito importante que todas as partes saiam satisfeitas. Um bom negociador entende que a satisfação faz com que o cliente feche negócio não apenas uma, mas muitas outras vezes com a empresa.

Desse modo, você também precisará ceder, para mostrar ao cliente que está interessado que ele saia ganhando.

Faça pesquisas

Pesquisar os concorrentes é uma ótima maneira de perceber como o mercado está se comportando. Entender quais são os preços, os diferenciais e como você pode usar os dados ao seu favor é essencial.

Se o seu preço estiver muito acima ou muito abaixo da concorrência, você já começa mal na negociação, por isso, busque se informar e ter todos os argumentos na hora da compra.

Resolva o problema do seu cliente

A escuta é muito importante para compreender o que o seu cliente realmente precisa. A solução deve estar de acordo com todas as necessidades do cliente. Se ele for embora tendo certeza que encontrou a solução ideal com ótimo custo-benefício, é muito mais provável que ele compre da sua empresa novamente.

Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.