Dicas para fechar o orçamento com o cliente

19 de junho de 2021

Fechar o orçamento com o cliente é uma das etapas mais importantes para qualquer empreendimento. Afinal, aumentar os lucros e fazer com que a empresa cresça é uma das preocupações da gestão. Para ser certeiro na hora de apresentar a sua proposta ao seu potencial cliente existem alguns cuidados que você precisa tomar.

Abaixo, listamos 3 dicas para se sair bem nesta etapa e, consequentemente, aumentar a sua receita com maior número de orçamentos aprovados. Continue a leitura para saber mais!

TENHA OBJETIVO CLARO ANTES DE SE REUNIR COM O CLIENTE

Antes de apresentar o seu orçamento, você precisará fazer um roteiro detalhado e se preparar para os possíveis questionamentos que surgirão durante a reunião. Nessa etapa, é muito importante que você mostre segurança e que tenha domínio sobre todas as questões do serviço que está sendo oferecido.

Lembre-se que o cliente está analisando vários detalhes durante este primeiro encontro, por isso, seja pontual ao horário combinado, mantenha o foco da conversa e esteja aberto aos questionamentos.

O FOLLOW UP É FUNDAMENTAL

Não esqueça de fazer o contato com seu cliente e acompanhar o processo de venda. Marque uma data e faça uma ligação de retorno para saber qual é a resposta do cliente.

É possível que o orçamento não seja aprovado, nesse caso, você deve mostrar disposição para refazer a proposta, se necessário, melhorar os valores, oferecer outras formas de pagamento, entender as necessidades do cliente e trabalhar para facilitar a finalização da compra.

CRIE O SENSO DE URGÊNCIA

Bastante utilizada na área de vendas, essa técnica é eficaz para despertar o desejo do consumidor em adquirir um produto naquele momento. Uma das formas mais utilizadas é a promoção com data curta para ser aproveitada, ela cria uma sensação de que precisamos comprar um item por menor preço.

Na negociação do orçamento, você também pode usar essa técnica, explicando que o preço oferecido é por tempo limitado e que a compra pode ser concretizada por um método flexível de pagamento. Essas duas formas são exemplos de como conseguir chamar a atenção do cliente para o seu orçamento.

Além disso, também é preciso manter uma comunicação assertiva e ficar de olho na concorrência para oferecer a melhor proposta.

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