Dicas Para Aplicar no Seu Negócio em Momentos de Crise

9 de abril de 2020

No período de combate ao Coronavírus, o mercado financeiro tem experimentado oscilações. Por conta das medidas de isolamento, as pessoas deixarem de ir até o lugar físico, mas isso não significa que elas não estejam consumindo em casa. Por isso, utilizar esse tempo para traçar outras estratégias é essencial para sair do momento de crise o mais breve possível.

A Play Park preparou algumas dicas para você implementar no seu negócio durante esse período. Veja abaixo!

MANTENHA A CALMA
A primeira dica pode parecer simples, mas exige muita disciplina. Quando nos deparamos com um cenário novo e não sabemos como agir, a primeira tendência é se desesperar. Quando isso acontece, não conseguimos ter uma visão ampla da situação e acabamos por tomar decisões precipitadas.

O foco precisa estar em resolver os problemas, por isso, simular diversos cenários ajuda a traçar planos para cada situação e a se antecipar em momentos mais difíceis.

CONTROLE E PLANEJAMENTO
Ter controle financeiro e montar um plano de crise é essencial nesse momento. Economias precisam ser feitas. Mas cuidado com o que você vai cortar, antes de tomar qualquer decisão nesse quesito, analise muito bem a sua empresa, defina ações claras, metas, e indicadores para acompanhar como o seu negócio está se saindo.

 

CUIDADO COM EMPRÉSTIMOS
Os empréstimos ficam muito tentadores nesse período, mas não se engane! Algumas linhas de crédito possuem juros muito altos, o que não compensa a longo prazo. Se for utilizar uma modalidade de financiamento para o seu negócio, estude e entenda de que forma ela funciona, esse momento também exige planejamento e estratégia.

TENHA SABEDORIA AO CORTAR GASTOS
As primeiras atitudes tomadas durante a crise geralmente são: diminuir treinamentos, demitir funcionários e comprar de fornecedores mais baratos. Mas, nem sempre essa lógica é a mais correta, isso porque demitir também custa caro e todo o investimento que você fez no colaborador terá sido em vão. Coloque na ponta do lápis e veja se realmente será bom para empresa.

Outro departamento que sofre bastante nesse momento é o marketing. No entanto, é justamente esse serviço o responsável por ajudar no aumento das vendas, então não seria uma boa ideia cortar de forma drástica esse setor.

NÃO DEIXE A CRIATIVIDADE DE LADO

A crise também é o momento de você reinventar o seu negócio. Existe a possibilidade de explorar outros produtos? Se sim, que tal se adaptar para se sair bem durante períodos difíceis?

Você também pode buscar soluções internas e ouvir os seus colaboradores. Eles estão envolvidos na rotina e podem dar ideias para melhorar uma parte do processo. Inovar nem sempre é sinônimo de muito dinheiro, sugestões simples podem ser fundamentais para o seu negócio. Por isso, aposte nelas!

Você gostou das dicas? Então, compartilhe este post com os seus amigos e fique atento às novidades da Play Park!

Imagens: Freepik