O que é Cross-Selling e como usar para aumentar as vendas

2 de julho de 2021

Cada vez mais, as empresas se utilizam de técnicas para fidelizar os clientes e aumentar as suas receitas. Criar estratégias e aproveitar o potencial comercial que um cliente tem e saber aproveitar todas as oportunidades é fundamental. Uma das técnicas para fazer isso é o Cross-Selling ou venda cruzada. Você sabe como utilizar na sua empresa?

Continue a leitura para saber mais sobre essa técnica!

O QUE É CROSS-SELLING

O objetivo do Cross-Selling é tornar a experiência do cliente ainda mais completa por meio da oferta de outros produtos que possam ser úteis a ele. Além de gerar mais faturamento para a empresa, o Cross-Selling também ajuda a atender melhor às expectativas do cliente.

Também conhecido como venda cruzada, a prática é simples de ser aplicada e está presente no nosso dia a dia. Quando você vai ao fast food, por exemplo, não é difícil ouvir a frase: “Gostaria de levar uma batata frita para acompanhar o seu sanduíche por mais x reais?”. Essa técnica é bastante utilizada para agregar valor ao pedido.

Imagine que você tem uma empresa de computação e fecha a venda de um computador com um cliente, ao invés de entregar apenas o equipamento, é possível oferecer um curso de como utilizar os softwares e, assim, utilizar técnicas de Cross-Selling.

BENEFÍCIOS DO CROSS-SELLING

Os recursos tecnológicos e a concorrência acirrada fazem com que o público consuma os produtos de forma diferente, além do desafio de atrair novos leads, fidelizar os antigos e mostrar o que a sua empresa tem a oferecer, se torna essencial.

Você ainda tem dúvida se deve ou investir nessa técnica? Olha só os benefícios que ela traz:
Gera lealdade no cliente: as ofertas de cross-selling ajudam o cliente a resolver um problema, agregam valor à sua oferta e aumentam as chances de fechar a compra. Saber que é possível encontrar várias soluções em um só lugar, é essencial.
Relacionamento com o cliente: não se trata apenas de vender um produto, mas de sanar as necessidade do cliente, ou seja, você tem a oportunidade de estreitar os laços com o seu cliente.
Destaque dos serviços: a atenção do consumidor está cada vez mais dividida, por isso, se destacar é de extrema importância. Uma das vantagens do cross-selling é que existem várias formas de colocar essa técnica em prática. É possível fazer ofertas por meio do site, landing page, e-mail marketing, entre muitas outras possibilidades.

CROSS-SELLING E UPSELLING

Os conceitos seguem de mãos dadas, apesar de semelhantes, existe uma diferença básica entre eles.

O Cross-Selling tenta convencer os clientes a adicionar produtos relacionados ao pedido original, já o Upselling tenta convencer o cliente a adquirir um produto com uma versão mais completa, moderna e com maior qualidade do que o produto original.

Ambas as técnicas são muito populares e podem ser utilizadas em conjunto!

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