Conteúdo Interativo de Valor: Como Criar e Quais os Benefícios para o Seu Negócio

9 de julho de 2020

O Marketing Digital possibilita que as empresas se comuniquem de forma diferente com o seu público. Não basta apenas divulgar ou produzir um bom conteúdo, é preciso envolver quem está do outro lado da tela e, principalmente, fazer com que as pessoas participem ativamente. É sobre isso que se trata a criação de conteúdos interativos.

Além de gerarem um alto engajamento, eles também são eficazes na captação de leads e ajudam a empresa a dar um tom mais humano à comunicação. Neste post, vamos entender mais sobre ele e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing. Continue lendo!

O QUE É CONTEÚDO INTERATIVO?

 

O conteúdo interativo não é um conceito propriamente novo, mas ganhou mais força com a expansão da internet. Um exemplo bem simples desse tipo de conteúdo são os famosos testes do BuzzFeed. Você provavelmente já viu muitas pessoas compartilhando em suas redes sociais. Mesmo que seja algo muito simples, é eficaz para chamar a atenção do usuário.

O mais importante no conteúdo interativo é fazer com que as pessoas se sintam parte dele. Para isso, você pode utilizar diversos recursos. Veja abaixo!

EXEMPLOS DE CONTEÚDO INTERATIVO

 

Vídeos

Os vídeos são indispensáveis no marketing digital. Eles são bastante atrativos para o público, porém, na estrutura tradicional, ainda são pouco interativos. Uma boa forma de fazer com que as pessoas interajam mais é por meio de vídeos ao vivo ou então de lives. Dessa forma, é possível conversar com quem está assistindo, tirar dúvidas e ter um feedback em tempo real do que o público está achando do conteúdo.

Infográfico

O infográfico tem um apelo muito visual. Com a combinação de outros recursos, ele deixa o conteúdo mais atrativo e simples. Se você quer passar informações densas, ele é um ótimo recurso, pois você não perde a qualidade do conteúdo e, ao mesmo tempo, deixa o seu público percorrer as etapas e analisar cada processo.

Interação no Instagram

Essa rede social permite que você crie vários tipos de interação com os usuários, principalmente nos stories. Também é uma das formas mais fáceis de iniciar um trabalho de conteúdo interativo no dia a dia.

Você pode utilizar enquetes, perguntas e testes para estimular a participação. Com isso, também é mais fácil mapear o conteúdo que o seu público gostaria de ver na sua página.

Landing Page

O principal objetivo da landing page é oferecer informação relevante em troca de dados do usuário. Elas são bastante eficientes na captação de leads, mas no método tradicional também não possuem muita interatividade. Por isso, acrescentar quizzes, questionários e outros elementos faz com que elas se tornem mais atrativas para quem lê.

COMO PRODUZIR CONTEÚDO INTERATIVO

A primeira dica para produzir esse tipo de conteúdo é conhecer bem o público com quem você quer falar, quais são os seus anseios, desejos e quais as características que chamam a sua atenção. Tendo essas informações, você pode definir o que vale a pena ser trabalhado e que trará impacto ao seu usuário.

Uma boa ideia é aproveitar os materiais que você já possui e adaptá-los. Quais são os conteúdos que tem potencial para se tornarem interativos? O que precisa ser acrescentado para que eles tenham melhor engajamento?

FERRAMENTAS QUE VÃO TE AJUDAR

Que tal começar a criar um conteúdo interativo agora mesmo? Algumas ferramentas são ótimas para fazer isso, como:

Dot: Por lá, você pode criar quizzes, questionários e muito mais. Ele possui templates prontos e são bem simples de usar.

Quizur: Uma boa dose de criatividade nas perguntas permite criar quizzes incríveis com essa ferramenta exclusivamente dedicada a esse tipo de conteúdo.

Thinglink: Por lá é possível criar vídeos, mapas interativos, infográficos e apresentações. A plataforma ainda inclui fotos e vídeos em 360 graus.

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Imagens: Freepik