Saiba Como Usar o Ownership a Favor do Seu Negócio
16 de abril de 2020
Apesar de ser um desafio, existem algumas técnicas que você pode aplicar na sua equipe e que ajudam a fazer com eles se doem e se sintam donos do negócio. Quer saber quais são elas? Acompanhe abaixo!
DIFERENÇA ENTRE OWNERSHIP E ACCOUNTABILITY
Muitas empresas alimentam o sentimento de accountability nos funcionários. O termo em inglês também está ligado a responsabilidade, porém, pode ser de uma forma negativa com o uso de pressão, cobranças unilaterais e hierarquia muito rígida, o que desmotiva o colaborador e coloca nele uma carga de estresse desnecessária.
Já o ownership é exatamente o oposto de accountability. Por meio de um ambiente saudável, cooperação, reconhecimento e companheirismo é gerado um sentimento positivo nos funcionários, o que faz com que todos se foquem no sucesso da organização.
Cada colaborador compreende que o sucesso da empresa também representa o seu próprio crescimento profissional, e, por isso, todos trabalham para que o negócio avance. Criar uma cultura com base no ownership exige tempo e esforço, mas algumas atitudes podem ajudar. Alguns exemplos são:
INCENTIVE A CULTURA DO FEEDBACK POSITIVO
Para criar um ambiente de cooperação e crescimento é fundamental oferecer aos funcionários feedbacks de como está sendo o trabalho deles. Dessa forma, você evita a estagnação da equipe e também faz com que ela seja parte integrante do processo.
Além de dar feedbacks positivos, pergunte também aos seus funcionários, opiniões sobre o andamento da empresa e a relação com os clientes. A partir disso, monte uma estratégia de desenvolvimento individual e de aperfeiçoamento para cada colaborador.
TENHA COMUNICAÇÃO CLARA E OBJETIVA
Para desenvolver o sentimento de ownership é necessário ter uma comunicação alinhada e ser transparente com os funcionários. Os relacionamentos precisam ser bem construídos para criar no colaborador um vínculo sincero com a empresa.
As metas e objetivos precisam estar claros, pois essas informações geram confiança e um sentimento de pertencimento, dessa forma é mais fácil estimular uma cultura de colaboração.
Nesse sentido, o endomarketing pode ser utilizado como estratégia para se comunicar com a sua equipe e lembrá-la da importância do engajamento e comprometimento.
VALORIZE OS FUNCIONÁRIOS
Não há nada que motive mais o ownership do que se sentir valorizado pela empresa. Para isso, existem alguns pilares que ajudam a promover a mentalidade de satisfação. São eles: compensação financeira, relacionamentos e realização pessoal.
A compensação financeira é mais fácil de ser trabalhada, pois, é algo tangível. Quando você oferece uma bonificação ou tem um programa em que o funcionário tem participação nos lucros.
Já os relacionamentos e a realização pessoal são intangíveis, porém, muitos importantes também. Um ambiente saudável gera resposta positiva na equipe e contribui para criar o sentimento de chefe.
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Imagens: Freepik