Saiba Como Usar o Ownership a Favor do Seu Negócio

16 de abril de 2020

Promover engajamento entre os funcionários não é uma tarefa nada fácil. Imagine, então fazer com que eles se sintam tão envolvidos com as políticas e os objetivos da empresa, que desenvolvam o sentimento de donos? O termo ownership trata justamente disso. Você deve estar se perguntando como desenvolver esse sentimento nos seus colaboradores, não é mesmo?

Apesar de ser um desafio, existem algumas técnicas que você pode aplicar na sua equipe e que ajudam a fazer com eles se doem e se sintam donos do negócio. Quer saber quais são elas? Acompanhe abaixo!

DIFERENÇA ENTRE OWNERSHIP E ACCOUNTABILITY

Muitas empresas alimentam o sentimento de accountability nos funcionários. O termo em inglês também está ligado a responsabilidade, porém, pode ser de uma forma negativa com o uso de pressão, cobranças unilaterais e hierarquia muito rígida, o que desmotiva o colaborador e coloca nele uma carga de estresse desnecessária.

Já o ownership é exatamente o oposto de accountability. Por meio de um ambiente saudável, cooperação, reconhecimento e companheirismo é gerado um sentimento positivo nos funcionários, o que faz com que todos se foquem no sucesso da organização.

Cada colaborador compreende que o sucesso da empresa também representa o seu próprio crescimento profissional, e, por isso, todos trabalham para que o negócio avance. Criar uma cultura com base no ownership exige tempo e esforço, mas algumas atitudes podem ajudar. Alguns exemplos são:

INCENTIVE A CULTURA DO FEEDBACK POSITIVO

Para criar um ambiente de cooperação e crescimento é fundamental oferecer aos funcionários feedbacks de como está sendo o trabalho deles. Dessa forma, você evita a estagnação da equipe e também faz com que ela seja parte integrante do processo.

Além de dar feedbacks positivos, pergunte também aos seus funcionários, opiniões sobre o andamento da empresa e a relação com os clientes. A partir disso, monte uma estratégia de desenvolvimento individual e de aperfeiçoamento para cada colaborador.

TENHA COMUNICAÇÃO CLARA E OBJETIVA

Para desenvolver o sentimento de ownership é necessário ter uma comunicação alinhada e ser transparente com os funcionários. Os relacionamentos precisam ser bem construídos para criar no colaborador um vínculo sincero com a empresa.

As metas e objetivos precisam estar claros, pois essas informações geram confiança e um sentimento de pertencimento, dessa forma é mais fácil estimular uma cultura de colaboração.

Nesse sentido, o endomarketing pode ser utilizado como estratégia para se comunicar com a sua equipe e lembrá-la da importância do engajamento e comprometimento.

VALORIZE OS FUNCIONÁRIOS

Não há nada que motive mais o ownership do que se sentir valorizado pela empresa. Para isso, existem alguns pilares que ajudam a promover a mentalidade de satisfação. São eles: compensação financeira, relacionamentos e realização pessoal.

A compensação financeira é mais fácil de ser trabalhada, pois, é algo tangível. Quando você oferece uma bonificação ou tem um programa em que o funcionário tem participação nos lucros.

Já os relacionamentos e a realização pessoal são intangíveis, porém, muitos importantes também. Um ambiente saudável gera resposta positiva na equipe e contribui para criar o sentimento de chefe.

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Imagens: Freepik