Como aumentar o alcance no Instagram: veja 5 dicas!
5 de novembro de 2020
Nesse post, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a ter maior alcance no Instagram. Confira abaixo!
O QUE É O ALCANCE NO INSTAGRAM?
O alcance pode ser definido como o número de pessoas que viram a sua publicação. Em alguns casos, elas podem nem estar te seguindo, mas de alguma forma, o seu conteúdo chegou até elas.
Quanto maior o seu número de seguidores, maiores as chances da sua publicação ter um bom alcance. O Instagram oferece algumas métricas em cada postagem, onde é possível ver o alcance, número de impressões, e mais.
Enquanto o alcance representa o número total de contas que viram o seu conteúdo, as impressões são as contas que interagiram com o seu perfil/post, um mesmo usuário pode interagir diversas vezes.
COMO TER UM BOM ALCANCE
Você criou a sua conta, e agora? As redes sociais demandam bastante trabalho e estudo. Por isso, você pode contratar um profissional ou empresa para te ajudar. Mesmo se isso acontecer, é muito importante que você se mantenha presente durante o processo e trabalhe para construir uma audiência que entenda a essência do seu negócio.
Para que isso aconteça, o primeiro passo é desenvolver um plano estratégico de curto, médio e longo prazo, com os seus objetivos, o perfil da sua persona e outras informações que ajudam a construir uma comunicação sólida.
Você também precisará criar um relacionamento com a sua audiência e alimentar a rede social todos os dias com conteúdos relevantes, tanto storie quanto feed. Você também pode trabalhar com influenciadores que tenham posicionamento parecido com a sua marca para cativar os seguidores.
É importante não se prender somente ao alcance, existem outras métricas que também devem ser analisadas. Tudo é um conjunto e deve ser tratado como tal.
DICAS PARA AUMENTAR O ALCANCE
Depois de entender um pouco sobre o que é o alcance, chegou a hora de conhecer dicas práticas que vão te ajudar a ter um bom desempenho.
1. APOSTE EM CONTEÚDO
Muitas pessoas ficam preocupadas com o número de seguidores e esquecem da qualidade do conteúdo que estão produzindo. Para se destacar e estabelecer uma relação com a sua audiência, é preciso produzir conteúdo de qualidade que interesse aos seus seguidores. Podem ser dicas, informações sobre o seu ramo de negócio, curiosidades, etc.
2. NÃO BRIGUE O COM ALGORITMO
Há algum tempo, o algoritmo do Instagram vem sendo modificado para diminuir o alcance das postagens. Isso quer dizer que o seu conteúdo não chega até o feed da maioria da sua audiência, mas isso pode ser minimizado pela frequência. Quanto mais você posta, melhor a sua entrega vai ficando.
3. USE HASHTAGS
Sim, é importante usar hashtags. Pesquise dentro do seu nicho quais são as mais utilizadas e comece a acrescentá-las nas suas publicações. Utilize entre 5 até 15 hashtags, mas cuidado para não utilizar sempre as mesmas em post diferentes. Elas também precisam estar ligadas com o conteúdo que você está produzindo.
4. CRIE STORIES
Os stories são muito importantes para criar uma relação e mais proximidade com seus seguidores. Nesse momento você pode ser mais espontâneo e informal e mostrar a sua empresa de forma leve. Também é possível usar stickers e localização (facilita que você seja encontrado por outras contas).
Não tenha medo de aparecer e conversar com os seus seguidores, os stories são a oportunidade perfeita para criar uma relação.
5. PUBLIQUE NOS HORÁRIOS EM QUE SEUS SEGUIDORES ESTÃO ONLINE
Existem horários melhores para você postar, esses horários são os que os seus usuários estão ativos. Para saber esses dados, basta entrar no menu da conta e clicar na opção Informações e depois clicar em Público, no final da página você encontrará os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos.
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