O que são Commodities?

15 de julho de 2021

Os commodities têm uma importância vital para a economia e o mercado financeiro. Eles são matérias-primas produzidas em larga escala e com características comuns. Alguns exemplos que podemos citar são trigo, milho, petróleo, café e soja. O mercado dos commodities tem seu valor definido a partir da oferta e procura desses materiais, esses produtos têm grande importância mundial, possuem pouca industrialização e alto nível de comercialização.

O Brasil é um dos países que se destaca com relação a oferta desse tipo de matéria-prima. Um levantamento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) feito em 2019 mostra que as commodities representam 63% do valor das exportações brasileiras. O que representa aproximadamente 6,7% do produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Quer saber mais informações sobre os commodities? Continue a leitura!

COMMODITIES E ECONOMIA

Além das matérias agrícolas, importantes no cenário nacional, também existem outros tipos de commodities, como os minerais (gás, etanol, petróleo, outros) e ambientais (água, madeira e geração de energia - eólica, hidrelétrica).

Esses produtos funcionam de forma estratégica para abastecer a indústria, além de movimentar a economia global. Apesar do Brasil ser um grande exportador de commodities, esse fato não faz com que se tenha vantagens em relação a outros países. Quando as exportações de um produto estão em alta no mercado internacional, esse mesmo produto pode sofrer escassez e preços altos no mercado nacional.

Um exemplo disso é a carne, se o valor no mercado internacional sobe, os produtores aproveitam para vender mais para fora. Resultado: os preços ficam mais altos dentro do nosso território.

Dessa forma, sempre que há oscilação no mercado internacional, a economia dentro do país sente o impacto.

COMO INVESTIR EM COMMODITIES

Por ser uma matéria que apresenta importância significativa para o país, também é uma boa fonte para quem quer investir. Esse investimento pode ser feito por meio de contratos futuros ou ações. Comprando esse ativo, o investidor pode vender commodity em uma data futura estabelecida.

Para conseguir um resultado satisfatório, é preciso conhecer as particularidades de cada produto e com isso, investir em algo que você terá facilidade para vender.

Esse mercado sempre movimentou a economia do país, por isso, utilizá-lo a seu favor pode ser uma ótima maneira de diversificar os lucros, o essencial é possuir conhecimento e paciência para investir.
Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.