Clubhouse: entenda a rede social do momento
4 de março de 2021
Quer saber como funciona a nova rede social, suas vantagens e desvantagens? Continue a leitura!
O QUE É O CLUBHOUSE?
É uma plataforma em que os usuários podem interagir apenas por áudios. Foi fundada em 2020 por Paul Davison e Rohan Seth e ganhou diversos utilizadores na China. Se popularizou no Brasil depois que grandes nomes e celebridades como Oprah, Chris Rock e Kanye West compartilharem informações sobre a nova rede com seu público.
A utilização do Clubhouse ainda é limitada, pois apenas quem possui iPhone pode baixar o app. Também é necessário receber convites para entrar no aplicativo, cada novo usuário tem direito a dois convites para distribuir entre seus contatos.
COMO FUNCIONAM AS SALAS DENTRO DO CLUBHOUSE
Após receber o convite, você pode participar de salas. A plataforma possui um sistema que identifica as preferências do usuário e, assim, sugere assuntos que são do seu interesse. Para fazer isso, basta configurar os interesses no seu perfil.
Se você está em uma sala e deseja participar do debate, basta levantar a mão e o moderador te convidará para participar da discussão. Também é possível apenas ouvir os diálogos, enquanto executa outras atividades da sua rotina.
CLUBHOUSE VALE A PENA?
Por ainda ser uma ferramenta nova, muitas pessoas têm dúvidas se devem ou não participar. Os pontos positivos são que ele oferece uma experiência prática ao usuário, com conversas bastante descontraídas.
Ele não exige grandes produções e a interação entre os participantes é imediata. Por outro lado, as conversas não ficam salvas no app, ou seja, não podem ser ouvidas novamente por quem utiliza a plataforma.
E AS EMPRESAS?
Também é possível utilizar o Clubhouse para se comunicar com a sua audiência, oferecendo informações especializadas. O primeiro passo é criar uma sala com o tema em que você é especializado. Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, mais seguidores terá e, consequentemente, mais autoridade irá gerar.
Também é importante pedir feedbacks ao seu público, para se aproximar dele e melhorar ainda mais a sua estratégia na rede social. Siga outras pessoas que são influentes no seu nicho para descobrir tendências e notícias.
Antes de apostar na ferramenta, é preciso ter um plano de comunicação bem estruturado, entender qual é o seu público e se é benéfico ter um perfil no Clubhouse. Se você entender que não é possível conversar com seu público por meio da plataforma, invista em outros canais e mídias, mas não deixe de acompanhar as tendências da comunicação.
Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.