Blog e e-mail: dicas para utilizar essas ferramentas no conteúdo da sua empresa
22 de abril de 2021
Entre elas estão a produção de texto para blog e e-mail. Veja abaixo algumas informações essenciais que você deve levar em conta quando for produzir o seu conteúdo. Acompanhe!
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA BLOG
Chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdos incríveis para o seu blog. Nesse momento, vem uma preocupação que assusta mais do que muito filme de terror por aí: o algoritmo.
Mas, para produzir conteúdo para web você não precisa viver brigando com o algoritmo. Existem algumas boas práticas que você deve seguir para ser “amigo” dos mecanismos de busca, porém, antes de focar nelas aí vai uma super dica: aposte em qualidade!
E, o que isso significa? É bem simples: muitos produtores de conteúdo para blog se preocupam apenas em inserir as palavras-chave ao longo do texto, e se esquecem de produzir algo que realmente faça a diferença para quem está lendo.
Além de correr o risco de ser penalizado, pois, o excesso de palavras-chave pode configurar Keyword Stuffing, o conteúdo também não agrega na experiência do usuário. É justamente com ela que você deve se preocupar. Tanto as redes sociais quanto os mecanismos de busca estão cada vez mais preocupados com o quanto o seu conteúdo vai ajudar o público e como será a experiência dele.
Bendita, escaneabilidade!
Algumas regras ajudam a tornar o conteúdo do seu blog mais escaneável e, consequentemente, com maiores chances de ser bem ranqueado e aparecer na primeira página do google (para isso, não existe reza, mas existem regras), olha só algumas:
• use parágrafos curtos, pois isso evita que o texto fique cansativo, principalmente em dispositivos móveis como smartphone;
• utilize negritos para destacar palavras importantes no texto, essa prática não interfere no ranqueamento, mas torna a leitura mais agradável;
• conte com a ajuda de elementos multimídias como infográficos, vídeos, fotos e gifs para tornar o conteúdo do seu blog mais atrativo.
• pesquise palavras-chave do seu nicho e utilize ao longo do texto, prefira aquelas que não são tão disputadas, mas que ainda sim tem um volume de buscas significativo. Para fazer isso, o Gloogle Ads é uma ótima alternativa;
• coloque links no seu texto para direcionar o leitor a outros posts dentro do seu blog;
• não esqueça do Call To Action, ele é uma chamada que direciona o leitor para uma ação, geralmente para que ele comente ou compartilhe o seu conteúdo;
• separe o conteúdo em listas e utilize intertítulos para não cansar o leitor.
CONTEÚDO PARA E-MAIL
Por último, mas não menos importante está a produção de conteúdo para e-mail. Você provavelmente já se cadastrou em uma newsletter, ou recebe materiais na sua caixa de e-mail. Ao contrário do que se pensa, a prática de manter comunicação por e-mail com o público não morreu e pode ser uma ótima aliada na sua estratégia.
Aposte em conteúdos interativos e com informações relevantes, do contrário a sua mensagem passará despercebida e correrá o risco até mesmo de se tornar um spam.
Utilize uma linguagem pessoal e próxima de quem irá receber o e-mail, adote uma frequência nos envios e estabeleça o que você quer gerar a partir daquela mensagem: mais tráfego para o seu blog, fidelização, divulgar um evento ou promoção? Com essas informações, o processo de redação fica muito mais assertivo.
Você gostou do post? Conhece mais alguma dica para se destacar produzindo conteúdo na web? Fique atento às nossas novidades.