A Importância da Acessibilidade em Brinquedos Infláveis

17 de setembro de 2020

Brincar é um direito de toda criança. As brincadeiras são extremamente importantes no período da infância, pois elas estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e social dos pequenos. Quando a criança possui algum tipo de limitação ou deficiência física, a ludicidade se torna ainda mais importante para desenvolver da melhor forma todos os aspectos da infância.

De acordo com o IBGE, 7,5% das pessoas que possuem deficiência no Brasil são crianças de até 14 anos de idade. Diante desse cenário, surgem diversos desafios e a discussão sobre acessibilidade em brinquedos infláveis se torna ainda mais importante. Você já conhece esse tema? Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS

Os brinquedos são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança. O ato de brincar é tão importante e singular que está assegurado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o texto diz que: "Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.

Por meio do brincar, são desenvolvidos aspectos da personalidade, organizadas emoções, informações, e constituídos processos simbólicos de autonomia e imaginação. Em crianças com algum tipo de deficiência, esse aspecto se torna ainda mais relevante.

Os brinquedos utilizados por crianças com deficiência não são diferentes daqueles utilizados por outras crianças. Porém, o momento de selecionar cada brinquedo é fundamental. É necessário levar em conta o desenvolvimento motor e cognitivo da criança.

Seja qual for a deficiência, os brinquedos devem estimular a imaginação, desafiar e criar possibilidades para a criança. Por isso, é preciso ficar atento às funções de cada brinquedo:

Para crianças com deficiência motora: o ideal são brinquedos com estruturas maiores que não exijam muita movimentação da criança e permitam que ela faça o deslocamento no seu próprio tempo.
Para crianças com deficiência auditiva: nesse caso, o ideal são brinquedos que ofereçam vários estímulos para se tornarem interessantes aos olhos da criança. Luzes, vibrações e movimentos são ótimos para exercitar a criatividade dos pequenos.
Para crianças com deficiência visual: brinquedos com texturas diferentes, que sejam agradáveis ao toque e cores bem vivas são os mais indicados, efeitos sonoros também são bem-vindos.
Para crianças com incapacidade intelectual: nesse caso, é preciso observar o nível de interação e controle da criança. Vários brinquedos são indicados e podem ajudar no desenvolvimento e estímulo da capacidade intelectual.

Os brinquedos comuns podem ser sim utilizados por crianças com limitações, no entanto, é preciso que eles atendam a alguns fatores, como: serem agradáveis ao toque, possuírem cores vivas, serem inquebráveis, terem texturas, partes móveis e não possuírem extremidades aguçadas.

No mais, toda a criança tem o direito de se divertir e também cabe a nós buscar orientação para que essa diversão seja saudável e benéfica ao seu desenvolvimento.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe ele nas suas redes sociais e não esqueça de acompanhar o Facebook e Instagram da Play Park.