Comunicação Assertiva: como desenvolver essa habilidade?
15 de junho de 2022
Quem domina esta técnica tem mais chances de obter sucesso como empreendedor, pois consegue gerenciar conflitos, além de expressar com maior desenvoltura suas ideias e gerenciar problemas de relações. Se você deseja ter uma comunicação assertiva ou desenvolvê-la na sua empresa, continue a leitura!
O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Ser assertivo durante a comunicação significa ter segurança e firmeza ao agir, se comportar de maneira que demonstre decisão nas palavras, além de ser um bom comunicador, também é essencial se expressar de forma clara, concisa e honesta.
Para gerir negócios de sucesso, é imprescindível desenvolver esta skill, pois quando não ocorre uma comunicação assertiva entre os diversos atores são gerados gargalos, dificuldade no alinhamento de processos e execução de demandas.
Aprender a se desenvolver de forma verbal e não verbal eficiente é um dos pilares para o sucesso na área profissional e nas relações pessoais.
COMO TER UMA COMUNICAÇÃO MAIS ASSERTIVA
Para criar um canal de comunicação efetivo e assertivo, influenciar pessoas e ter mais efetividade, existem algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia. Entre elas, estão:
Observe o interlocutor
A comunicação não é feita apenas por palavras, os gestos corporais, olhares e posturas são essenciais para transmitir a mensagem correta. Portanto, se atentar para isso significa entender a outra pessoa com mais profundidade.
Entender os sinais do corpo e se eles estão alinhados com o discurso que a pessoa está falando é essencial para se comunicar com clareza e atender os objetivos.
Utilize as palavras certas
As palavras que usamos dizem muito sobre quem somos e a nossa forma de se comunicar, as expressões devem ser usadas levando em conta o momento. Faça uma análise também do vocabulário, tom de voz, e entenda qual é a melhor forma de se comunicar em cada situação.
Saiba a hora certa de falar
A comunicação assertiva preza pela eficiência e não pela imposição. É preciso agir com perspicácia para saber a hora certa de se comunicar, em assuntos e momentos assertivos.
Se você escolher um momento inadequado, provavelmente a informação correta não vai chegar até o seu público e você não conseguirá ter a atenção que precisa.
Tenha argumentos sobre o que está falando
Argumentação clara e embasamento são fundamentais para se comunicar de forma assertiva. Domínio da língua portuguesa, argumentação lógica, boas leituras e ótima escrita fortalecem o seu ponto de vista e ajudam a criar um diálogo mais eficiente.
Busque atualização contínua
Aprimoramento e atualização são essenciais para obter bons resultados e desenvolvimento de suas relações interpessoais. Busque cursos, mentorias e outros caminhos que irão te ajudar nessa atualização.
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