Comunicação Assertiva: como desenvolver essa habilidade?

15 de junho de 2022

Dominar a comunicação assertiva é uma excelente tática para ser um profissional mais completo, que consegue dialogar com diversos públicos de forma firme, clara, respeitosa e obtendo os resultados e colaboração das pessoas. Dessa forma, você também consegue ser mais persuasivo e aumentar as vendas do seu negócio.

Quem domina esta técnica tem mais chances de obter sucesso como empreendedor, pois consegue gerenciar conflitos, além de expressar com maior desenvoltura suas ideias e gerenciar problemas de relações. Se você deseja ter uma comunicação assertiva ou desenvolvê-la na sua empresa, continue a leitura!

O QUE É COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Ser assertivo durante a comunicação significa ter segurança e firmeza ao agir, se comportar de maneira que demonstre decisão nas palavras, além de ser um bom comunicador, também é essencial se expressar de forma clara, concisa e honesta.

Para gerir negócios de sucesso, é imprescindível desenvolver esta skill, pois quando não ocorre uma comunicação assertiva entre os diversos atores são gerados gargalos, dificuldade no alinhamento de processos e execução de demandas.

Aprender a se desenvolver de forma verbal e não verbal eficiente é um dos pilares para o sucesso na área profissional e nas relações pessoais.

COMO TER UMA COMUNICAÇÃO MAIS ASSERTIVA

Para criar um canal de comunicação efetivo e assertivo, influenciar pessoas e ter mais efetividade, existem algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia. Entre elas, estão:

Observe o interlocutor

A comunicação não é feita apenas por palavras, os gestos corporais, olhares e posturas são essenciais para transmitir a mensagem correta. Portanto, se atentar para isso significa entender a outra pessoa com mais profundidade.

Entender os sinais do corpo e se eles estão alinhados com o discurso que a pessoa está falando é essencial para se comunicar com clareza e atender os objetivos.

Utilize as palavras certas

As palavras que usamos dizem muito sobre quem somos e a nossa forma de se comunicar, as expressões devem ser usadas levando em conta o momento. Faça uma análise também do vocabulário, tom de voz, e entenda qual é a melhor forma de se comunicar em cada situação.

Saiba a hora certa de falar

A comunicação assertiva preza pela eficiência e não pela imposição. É preciso agir com perspicácia para saber a hora certa de se comunicar, em assuntos e momentos assertivos.

Se você escolher um momento inadequado, provavelmente a informação correta não vai chegar até o seu público e você não conseguirá ter a atenção que precisa.

Tenha argumentos sobre o que está falando

Argumentação clara e embasamento são fundamentais para se comunicar de forma assertiva. Domínio da língua portuguesa, argumentação lógica, boas leituras e ótima escrita fortalecem o seu ponto de vista e ajudam a criar um diálogo mais eficiente.

Busque atualização contínua

Aprimoramento e atualização são essenciais para obter bons resultados e desenvolvimento de suas relações interpessoais. Busque cursos, mentorias e outros caminhos que irão te ajudar nessa atualização.

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