Experiência do usuário: o que é por que você deveria se preocupar com ela?

6 de março de 2022

Já pensou em quanto é importante ter um bom site em que o cliente possa navegar com tranquilidade, sem bugs, e conseguindo cumprir todas as etapas propostas? Com a explosão dos dispositivos móveis, os aplicativos e sites ganharam papel fundamental na relação entre a marca e seu público, a experiência do usuário (UX) surge para deixar a interação com as telas muito mais harmônica, oferecendo um diferencial também para a marca.

Continue a leitura para saber mais sobre esse recurso!

O QUE É EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A experiência do usuário engloba a forma com que o usuário se relaciona com a marca, e isso passa por diversas etapas. Hoje, por conta da força do digital, essa experiência se voltou principalmente para sites e aplicativos móveis.

Além de navegar pela funcionalidade, pensar em UX também significa se preocupar com a parte emocional, ou seja, os sentimentos que o cliente vai ter ao acessar o seu serviço. Conseguir a satisfação do usuário é altamente importante para ter uma presença digital forte e atraente. Veja abaixo os principais elementos de uma boa UX.

ELEMENTOS PARA UMA BOA UX

Para que o site seja atrativo o ofereça uma boa experiência ao cliente, alguns pilares são fundamentais:

• Usabilidade: a plataforma precisa ser funcional e resolver o problema do usuário.
• Visualmente atrativo: o design é muito importante para garantir uma experiência atrativa e fácil de utilizar.
• Acessibilidade: um dos fatores mais importantes é a acessibilidade, pessoas com algum tipo de deficiência visual ou restrição física devem usar com tranquilidade a plataforma.
• Intuitividade: a pessoa precisar entender como usar a interface e navegar por ela sem precisar de nenhum suporte.
• Desempenho técnico: velocidade no carregamento e boa otimização são itens fundamentais para gerar uma boa experiência.
• Inovação: deve ser um produto original e oferecer uma experiência única.

BENEFÍCIOS DE UMA BOA UX

Possuir os princípios de uma boa experiência do usuário nos produtos digitais, é uma enorme vantagem competitiva, além disso, ela traz outros benefícios, como:

• Fidelização do cliente: se o seu cliente tiver uma boa experiência com o site ou app, as chances de fazer com que ele volte são muito maiores.
• Relacionamento com a marca: design, boas imagens e o uso de textos com foco no usuário fazem com que o seu relacionamento com o cliente tenha mais qualidade e autoridade. Um layout pouco atrativo, erros ortográficos e outras questões passam uma imagem com pouca seriedade.
• Ranqueamento: uma boa UX também se reflete na melhora do ranqueamento a médico e longo prazo, pois o Google entende que seu site é confiável e coloca nos primeiros resultados de busca.

Gostou do post? Então compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.