Dicas para aplicar Storytelling na produção de conteúdo da sua empresa
16 de maio de 2021
Portanto, para construir uma marca de sucesso, é preciso entender como inspirar, cativar e sensibilizar. Nesse caso, utilizar os princípios do storytelling é fundamental. Mas, afinal, como fazer isso? Neste post, você verá dicas práticas para se inspirar nessa técnica. Acompanhe!
O que é storytelling?
O conceito não é nem um pouco novo, ele já era utilizado desde os tempos das cavernas. Basicamente se resume em contar e adaptar histórias que vão gerar engajamento e interesse no público utilizando técnicas como personagem, ambiente e conflito.
Ela é usada em diversos formatos, como audiovisual e livros, mas também pode (e deve) ser usada no marketing de conteúdo, no intuito de estabelecer conexão emocional com o leitor. Se você conseguir isso, terá uma marca impactante e que realmente gera valor para o mercado.
Por Que é Uma Boa Ideia Investir no Storytelling?
Você já se apaixonou por uma história a ponto de sofrer as dores do personagem e vibrar com suas conquistas? Essa lógica é praticamente a mesma na construção do storytelling, a intenção é gerar identificação no leitor e envolvimento pela trama.
Depois ele embarca nos dilemas do personagem e, a partir daí, o lado emocional é ativado, fase em que ele está tão envolvido com a história que toma uma atitude. Ou seja, o storytelling ajuda a guiar o consumidor na jornada de compra.
Para que a técnica seja aplicada de forma correta, é preciso entender quem é a sua persona e como ela se comporta.
Storytelling na produção de conteúdo: 4 dicas rápidas
Agora, que você já sabe a importância do storytelling, vamos ver como aplicar nos seus materiais:
Amarre bem as ideias: Parágrafos curtos e bem conectados ajudam na leitura e constroem uma história com mais qualidade. Crie uma ordem cronológica e conduza o leitor por meio do seu texto, tenha o cuidado de escrever em uma linguagem acessível e bastante amigável.
Seja criativo: Uma história pode ser contada de infinitos jeitos. Qual é o mais atraente para o seu leitor? Seja criativo na abordagem e se utilize de estratégias que surpreendam (como reviravoltas, por exemplo).
Envolva o leitor: Encante, seduza e envolva. Escrever de forma positiva agrega sentimentos bons a quem está lendo.
Divirta-se: Acredite naquilo que você escreve, muito mais do que ser encontrado nos mecanismos de busca ou ter likes nas redes sociais, o essencial é criar conteúdos que provoquem, divirtam e estimulem.
Você já conhece o storytelling? Se você gostou do post compartilhe ele nas suas redes sociais e fique atento às nossas novidades.