A evolução dos brinquedos infláveis
29 de julho de 2015
Como surgiram os brinquedos infláveis?
A primeira estrutura inflável foi projetada em 1959, pelo engenheiro mecânico que gostava de física, John Scurlock, em Shreveport, Louisiana, nos Estados Unidos, quando ele estava experimentando coberturas infláveis para campos de ténis e notou que seus empregados gostavam de saltar sobre os infláveis.
Ele foi o pioneiro em coberturas infláveis, barracas infláveis, infláveis promocionais e sua maior conquista foi a invenção da almofada de ar de segurança, que é usado pelo corpo de bombeiros e de resgate para pegar as pessoas pulando de edifícios ou grandes alturas.
Em 1968, sua esposa, Frances, iniciou a primeira empresa de locação de infláveis. Eles comercializam os brinquedos para eventos infantis, tais como festas de aniversário, feiras escolares e piqueniques da empresa.
Seu filho Frank Scurlock expandiu seu conceito de locação de brinquedos infláveis em todo os Estados Unidos. Frank também fundou o primeiro parque indoor de brinquedos infláveis chamado "Fun Factory" , em Metairie, Louisiana.
Em 1974, outras melhorias foram feitas nos brinquedos, como uma nova linha de castelos e brinquedos com formatos de animais. No início de 1990 Frank criou o primeiro toboágua inflável chamado de "Aqua Tunnel".
A empresa de Frank foi a primeira empresa a expor um brinquedo inflável na convenção da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions), uma instituição formada em 1918, com o intuito de realizar feiras, eventos e debater temas sobre parques temáticos, aquáticos e suas atrações.
A empresa mais tradicional em fabricação de brinquedos infláveis no Brasil
No Brasil, a Play Park teve inicio em 2000, na cidade de Leme, interior de São Paulo, com a fabricação de brinquedos infláveis. Os primeiros brinquedos desenvolvidos foram os balões pula-pula, piscina de bolinhas e os tobogãs infláveis, que até hoje são os mais tradicionais no mercado.
Em 2009, a Play Park foi a primeira empresa a implementar o sistema de corte digital para aprimorar o desenvolvimento da produção dos brinquedos. Um ano depois, a empresa começou a investir em impressão digital que é tecnologia de última geração na fabricação dos seus produtos. Esse foi um grande passo para a diferenciação dos brinquedos infláveis no mercado.
No ano de 2011 a Play Park ajudou a organização ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a desenvolver a norma ABNT NBR 15859, que determina as regras para fabricação, operação e uso dos brinquedos infláveis, o que hoje é fundamental no segmento para segurança das crianças que utilizam os brinquedos infláveis.
Desde então, a Play Park tem prezado pelo design e diferenciação dos seus produtos, bem como pela segurança e a qualidade, que também foram aperfeiçoadas. O seu compromisso em melhoria constante de seus produtos e serviços é o que a tem colocado em posição de destaque no mercado em todos esses anos.